marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Descrição
Roda de Timbal é um projeto de valorização e registro da cultura afro-brasileira através da iniciação à prática percussiva. A proposta é, articulando junto a blocos carnavalescos e percussionistas, iniciarmos e/ou aprimorarmos percussionistas no Timbal através de oficinas e partilhas.Apesar de ser tão presente em nossa cultura, o Timbal é um instrumento com poucas transcrições em comparação a outros tambores. Os ritmos da cultura popular tem em sua trajetória a tradição do ensino pela oralidade, os conhecimentos são passados dos mais velhos para os mais novos, sem muita sistematização. Com isso, saberes vão se perdendo pelo caminho. Foi pensando nestas questões que o Bloco Afro Expresso Baianista propôs o “Roda de Timbal”. Além de inovar sendo o único coletivo de estudo focado em Timbal em Santo André, este projeto foi pensado para sistematizar pedagogicamente o ensino do instrumento e de seus sinais percussivos, abrangendo ritmos universais e autorais.
Nosso território é rico em cultura popular, aqui na região temos como referência grupos como Maracatu Preta Bandeira, diversos terreiros de umbanda e candomblé e Blocos Carnavalescos. Temos como perspectiva trocar vivências com estes grupos que trabalham também com ritmos afro brasileiros.
Além de nos fortalecer enquanto coletivo possibilitando a compra de instrumentos próprios, melhor qualidade nos conteúdos de foto e vídeo produzidos, este projeto nos trará maior visibilidade no setor da cultura e projeção do nosso trabalho, garantindo também muito aprendizado para o grupo nestes oito meses de execução.
Vídeos
-
Primeira reunião de organização da Roda de Timbal- Bloco Afro Expresso Baianista
-
AFINAÇÃO DO TIMBAL
-
AFINAÇÃO NA PRÁTICA
-
INTRODUÇÃO AO SAMBA AFRO
-
TÉCNICAS E SOLFEJOS
-
TIRA DÚVIDA