Inscrições para curso ‘Colagem Analógica’ | Mariana Meloni

A artista visual Mariana Meloni ministrará o curso COLAGEM ANALÓGICA de 10/08 a 28/09, às quintas-feiras das 18h às 21h.

Mais informações e formulário: https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1685/

Diariamente de 17 de julho a 6 de agosto de 2023 às 08:00

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

A artista visual Mariana Meloni ministra o curso COLAGEM ANALÓGICA na Casa do Olhar no período de 10 de agosto a 28 de setembro de 2023. O curso acontece às quintas-feiras das 18h às 21hs.
O objetivo deste curso é explorar a criatividade a partir de diferentes exercícios práticos e maneiras de se fazer colagem, tendo como referência a História da Arte. Em cada aula serão lançadas propostas para explorar modos distintos de criação, a partir de um artista ou técnica específica. O processo enriquece o repertório de referências dos participantes e possibilita que cada um encontre sua maneira própria de fazer colagem, levantando questões e caminhos individuais. No programa serão abordados a origem da colagem na História da Arte; quais artistas trabalham com colagem; como praticar a colagem com diferentes técnicas de composição e criação; como analisar e apreciar imagens produzidas em sala de aula e como expor os trabalhos realizados.
Enfatizamos que na contemporaneidade a Colagem ganha espaço nas galerias, redes sociais, propagandas e ruas, tendo como intuito recriar possibilidades quase infinitas para a imagem. Em um já saturado universo de referências, o ato de recortar e reconfigurar a ordem opera uma dinâmica pós-moderna de recriação, onde “quase tudo” já foi feito ou experimentado. O novo nasce de uma outra combinação, a partir de imagens já existentes, uma espécie de reciclagem e reaproveitamento, ganhando outros sentidos.
Mariana Meloni é artista visual, arte educadora e Mestre em Multimeios pela UNICAMP. Trabalhou como docente nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais da Unicastelo e Bacharelado em Comunicação Social na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente é professora no curso de Graduação Tecnológica da Fotografia, Audiovisual e Design Gráfico na Universidade Paulista (UNIP). Ministrou oficinas de arte e colagem no Centro Cultural São Paulo, SESC. Itaú Cultural, Oficinas Culturais do Estado e Centro Cultural da Penha, tanto para crianças como para adultos.Atuou como artista educadora no Programa de Iniciação Artística (PIÁ) na Biblioteca Infanto Juvenil Monteiro Lobato e no CEU Paz na área de Artes Visuais.