Centro Cultural Público

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Área de Atuação

Artes Visuais

Descrição curta

A Casa do Olhar promove, pesquisa e estimula reflexões no campo das artes visuais. Estão sob sua gestão o edifício onde está sediada a Casa, a Galeria de Arte do Paço Municipal e a Pinacoteca de Santo André. Organiza o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, a Bienal de Gravura, além ações formativas e educativas por meio de cursos, oficina e residências artísticas.

Horário de funcionamento: Terça-feira a sábado, das 10h às 17h.

Email Público: casadoolhar@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4992-7730

CEP: 09015-200

Logradouro: Rua Campos Sales

Número: 414

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Santo André

Estado: SP

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

Descrição

O edifício onde está instalada a Casa do Olhar foi construído em meados da década de 1920, era residência de Bernardino Queiroz dos Santos, sua família morou no local até a década de 1950. Nesse período a Prefeitura mostrou interesse em instalar no imóvel o Museu Histórico de Santo André e em 1968 o edifício foi considerado de utilidade pública e desapropriado.

A Casa do Olhar é oficialmente inaugurada em 13 de novembro de 1992 como equipamento dedicado a estudo, promoção e difusão das artes visuais.

Em meados de 1993, o equipamento cultural foi desativado e em seguida passou a dividir o mesmo espaço com a Casa da Palavra, de onde surgiu o nome “Casa do Olhar e da Palavra”, promoveu eventos de artes plásticas e de literatura até o início de 1998, quando voltou ao endereço original.

Em 2003, homenagem ao artista andreense, pioneiro da arte concreta e adepto do abstracionismo, passa a ser denominada Casa do Olhar Luiz Sacilotto.

A Lei nº 8.504/2003 deu sua denominação como Casa do Olhar Luiz Sacilotto.
Comdephaapasa http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/agente/240/
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto promove reflexões e ações no campo das artes visuais para cidade de Santo André. Estão sob sua gestão o próprio imóvel onde está sediada a Casa, o Salão de Exposições do Paço Municipal, o Espaço de Fotografia João Colovati e a Pinacoteca de Santo André. Organiza e promove o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e a Bienal de Gravura de Santo André.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem