ETAPAS DO PROCESSO (NÃO APENAS) CRIATIVO

Coordenação: PONTOGOR

Curso ou Oficina

ETAPAS DO PROCESSO (NÃO APENAS) CRIATIVO é um programa de acompanhamento artístico com Pontogor que pretende abordar cada momento do trabalho de artista como parte do processo de criação. O programa aborda da ideia à montagem, da elaboração à escrita de projetos, da pesquisa conceitual ao desenho de portfólios.

Informações: (11) 4992-7730.

Toda segunda-feira de 21 de agosto a 13 de novembro de 2023 às 18:30

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

ETAPAS DO PROCESSO (NÃO APENAS) CRIATIVO é um programa de acompanhamento artístico que pretende abordar cada momento do trabalho de artista como parte do processo de criação. Da ideia à montagem, da elaboração à escrita de projetos, da pesquisa conceitual ao desenho de portfólios, o programa pretende discutir as escolhas estéticas, produção de significado e implicações conceituais envolvidas em cada uma dessas etapas. Essa abordagem permite que se trate conjuntamente a ideação das obras e as tarefas práticas necessárias para coloca-las no mundo, tidas geralmente como fases periféricas ou de menor importância, sem hierarquização ou separação. Contra o romantismo que envolve o ideal de criatividade, propomos um enfoque no processo de trabalho. Entendemos que artistas cada vez mais têm de se desdobrar em diversos papeis e habilidades distintas e que faz parte do próprio processo artístico compreender criticamente tais condições de trabalho para assim se apropriarem melhor de seu fazer. Desse modo tarefas como organização, registro e divulgação do trabalho artístico serão abordadas também em suas possibilidades criativas, enquanto a concepção de obras será considerada pelo seu lado objetivo, de resolução de problemas, sejam eles de ordem técnica, formal ou conceitual. A discussão partirá, portanto, tanto das obras já realizadas pelos participantes, mas também de seus portfólios, registros, projetos, problemas de montagem e outros momentos concretos do trabalho artístico. Com isso, visamos apontar caminhos e incrementar um leque de possibilidades de ferramentas reflexivas e práticas coerentes com Na pesquisa de cada um, oferecendo recursos para desenvolver a capacidade de reflexão, de escuta, análise e autocrítica, assim como para lidar com a totalidade do que significa criar, fazer trabalhos de arte e inseri-los no mundo. Esperamos assim, uma apropriação mais ativa e crítica das tarefas práticas e um maior domínio e consciência dos participantes acerca de seus próprios trabalhos e linguagens. Problemas de ordem técnica e poética serão, nesse programa, sempre abordados simultaneamente, sem hierarquia, entendendo essas duas instâncias como inseparáveis e com consequências mútuas.
A metodologia proposta é centrada em três dinâmicas coletivas: aulas dialógicas; a) rodas de apresentação de trabalhos, seguidas de b) debate e sintetização e c) retorno dos pontos levantados nas reflexões conjuntas. Com essas, o programa se dividirá nas seguintes etapas: PRODUÇÃO/CONSTRUÇÃO, que aborda questões relativas à materialidade dos trabalhos e das ideias; PRÁTICA/PROCESSO, quase debruçará sobre metodologias de pesquisa; IMAGEM/CIRCULAÇÃO, relativo à problemas de registro e compartilhamento de trabalhos e PROJETO/ ESPECULAÇÃO, onde serão propostos coletivamente meios e ferramentas para a organização de ideias que ainda não foram executadas ou produzidas. Cada ciclo será aberto por uma aula dialógica, preparada para levantar questões variadas relativas àquela etapa e permeada por exemplos e contraexemplos de trabalhos de arte contemporânea (canônicos e alternativos) que problematizem, instiguem e sugiram caminhos. Os dois encontros posteriores seriam reservados para os participantes apresentarem trabalhos e processos sugeridos pelos artistas orientadores de acordo com a etapa trabalhada, estabelecendo um momento de debates e trocas, reflexões conjuntas e diálogos. Os orientadores mediariam os debates, buscando sempre sistematizar os pontos centrais levantados para compartilhá-los ao final de cada ciclo. Paralelamente, ao longo do programa, serão realizados encontros individuais com cada participante, com olhar mais detido para as especificidades de cada produção.