Apresentação do Projeto - Organização e Sistematização do Acervo Documental do Fundo Câmara São Bernardo


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Descrição curta

APRESENTAÇÃO DO PROJETO
QUANDO: 10 de abril de 2023, às 14 horas
ONDE: Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa
Rua Senador Flaquer, 470, Santo André, SP.
PROGRAMAÇÃO
14:00h: Recepção e boas-vindas por Mayra Gusman de Souza Brito
14:30h: A preservação de acervos documentais e o Fundo Câmara São Bernardo por Solange de Souza e equipe de desenvolvimento do projeto
15:30

Classificação Etária: 18 anos

Mais Informações: (11) 4427-7297

Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa - Antigo I Grupo Escolar de São Bernardo

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10/04/2023 às 14:00 (180 minutos)

Preço: Grátis

Endereço: Rua Senador Fláquer, 470 - Centro - Santo André 09010-160

Descrição

APRESENTAÇÃO DO PROJETO
QUANDO: 10 de abril de 2023, às 14 horas
ONDE: Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa
Rua Senador Flaquer, 470, Santo André, SP.
PROGRAMAÇÃO
14:00h: Recepção e boas-vindas por Mayra Gusman de Souza Brito
14:30h: A preservação de acervos documentais e o Fundo Câmara São Bernardo por Solange de Souza e equipe de desenvolvimento do projeto
15:30h: Debate
REALIZAÇÃO: Associação Amigos Museu de Santo André; Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André
APOIO: ProAC, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

No próximo dia 10 de abril, às 14 horas, a Associação Amigos do Museu de Santo André e a Secretaria de Cultura de Santo André se reúnem para apresentar o projeto ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO ACERVO DOCUMENTAL DO FUNDO CÂMARA SÃO BERNARDO, projeto premiado pelo Edital 035/2022 do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O projeto aprovado, no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), trata de um acervo especial do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa que tem importante significado para a história local e regional do ABC paulista. Trata-se de um corpo documental denominado Fundo Câmara Municipal de São Bernardo (FCMSB) e que envolve documentos referentes ao funcionamento do antigo município São Bernardo, criado em 1889 e extinto em 1938, correspondente à área atual dos sete municípios que compõem o ABC.
Este corpo documental compõe o acervo do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, instituição integrante da Secretaria de Cultura do município, e reúne uma inegável importância para a história regional do ABC paulista, pois identifica o momento de origem da vida urbana desse território, evidenciando como se conformaram as relações administrativas do poder público municipal com a sociedade que representa. Trata-se de um material que quando estiver totalmente acessível poderá trazer à luz diversos aspectos fundamentais das origens e dos primeiros tempos da trajetória de desenvolvimento da região e da formação dos arredores da Metrópole.
O conjunto é composto de 150 livros e 42 maços e se reporta a requerimentos de munícipes, atas de Câmara, atividades eleitorais, livros de impostos, requerimentos, contratos, abaixo-assinados de munícipes, solicitações de empresas comerciais e/ou industriais, empresas loteadoras e outras, boletins e balancetes, entre outros, já previamente organizados em um Inventário e Índice do Fundo Câmara Municipal de São Bernardo. A esse conjunto soma-se cerca de 100 caixas de arquivo com documentos textuais datados dos anos 1928 a 1938 que ainda não foram indexados ao material já organizado, e um conjunto de 10 mapas em grandes dimensões.
O projeto se propõe a integração dos diversos documentos da Câmara Municipal de São Bernardo em um único corpo documental que possa estar:
a. Acondicionado dentro de normas de conservação preventiva associadas à tipologia destes materiais, em lugar seguro e a salvaguardo de mudanças climáticas;
b. Organizado diante de normas de acervos em que se estabeleça interfaces entre o tipo de material e a instituição que o salvaguarda;
c. Garantida a acessibilidade do material para pesquisadores, gestores e interessados em conhecer a trajetória e as dinâmicas territoriais desta região de significativa importância para a história do estado de São Paulo e do país;
d. Garantido o conhecimento e reconhecimento da importância do material pela comunidade regional, bem como por todos os interessados nesta tipologia de documentos.
O evento destina-se a pesquisadores e interessados na conservação de acervos documentais.
O projeto é coordenado pela historiadora Solange de Souza, que fará a apresentação dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos.
SOLANGE DE SOUZA possui graduação em História pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivos, memória, patrimônio arquivístico, tratamento documental e gestão documental.
Desenvolve trabalhos na área de arquivística desde 1979, participando da equipe do Arquivo Público do Estado de São Paulo quando se transferiu para a Gazeta Mercantil Jornal S.A., exercendo a função de coordenadora de pesquisa textual e responsável pelo arquivo no Centro de Informações. No Arquivo Histórico Municipal de São Paulo chefiou a Seção Técnica de Manuscritos. Foi membro da Comissão Central de Avaliação de Documentos da Prefeitura Municipal de São Paulo. Implantou o Centro de Documentação e Memória da Central Única dos Trabalhadores - CUT, atuando como coordenadora. Orientou os projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Documentação e Memória do Partido dos Trabalhadores na área de organização e informatização de acervos e de informações.
Na área de arquivos privados, destaca-se sua consultoria na implantação de diversos Centros de Documentação e Memória empresariais e institucionais, no desenvolvimento de sistemas de informações documentais e na organização de acervos. Destaca-se o Arquivo Wanda Svevo da Fundação Bienal, o Centro de Memória da Fundação Bunge e o Centro de Pesquisa do Masp. Integrou o corpo técnico do Centro de Documentação e Memória da UNESP desde 1990, atuando durante largo período na coordenação dos programas de gestão documental. Desenvolveu atividades de supervisão técnica na organização e na informatização dos acervos custodiados, na elaboração de convênios e projetos de captação de recursos e nas atividades de cooperação técnica do Cedem.

Sobre a AMUSA
A Associação Amigos do Museu de Santo André - AMUSA - tem como objetivo apoiar a conservação e divulgação do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, através do levantamento de recursos que serão geridos pela própria Associação. Sua sede localiza-se na Rua Senador Flaquer, nº 470, no município de Santo André, no mesmo local onde está instalado o Museu de Santo André.
A AMUSA foi fundada em junho de 2000 e tem atuado em diversas frentes de trabalho junto ao Museu de Santo André no sentido de:
a. mobilizar a comunidade para o apoio à preservação e proteção do patrimônio do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa;
b. proporcionar à comunidade um maior conhecimento e maior participação nas atividades ali desenvolvidas;
c. promover dentro ou fora do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, encontros de caráter cívico, cultural, educacional e acadêmico;
d. captar recursos para desenvolvimento de projetos de valorização do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa e de seu acervo e;
e. receber e realizar doações e administrar recursos para a conservação e manutenção do patrimônio do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, assim como para o desenvolvimento e ampliação de suas próprias atividades.

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Publicado por

Associação de Amigos do Museu de Santo André

A Associação dos Amigos do Museu de Santo André – AMUSA, é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 2000 com a finalidade de fortalecer as ações do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa e proporcionar à comunidade maior conhecimento de seu acervo e da história local.

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