O MURO

Individual de Tatiana Ferraz

Artes Visuais

Exposição individual de Tatiana Ferraz, provisóriamente intitulada O Muro, apresenta uma série de novos trabalhos criados especialmente para o espaço da Casa do Olhar, sendo uma delas intalação site-specific, quatros esculturas e oito peças de parede.
Abertura será no dia 17 de setembro, das 14h às 18h
O período expositivo é de 19 de setembro até 05 de novembro de 2022
Visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados das 10h às 15h.
Fechado aos domingos e feriados

Gratuito e aberto à todos os públicos

Total de Público 500

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Diariamente de 17 de setembro a 5 de novembro de 2022 às 10:00

Preço: Gratuito

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

O Muro. A exposição parte de uma inquietação diante da ideologia que vem se consolidando mais e mais na vida urbana das pequenas e médias cidades brasileiras: a do medo e dos cercamentos, especialmente de condomínios residenciais fechados, mas também de aparatos de segurança exibidos em cima dos muros, cada vez mais altos. Seja em residências, comércios ou serviços, o que mais se vê na paisagem da cidade são cercas, lanças, cacos de vidro, concertinas, fios eletrificados, câmeras de vigilância…
A experiência do muro, da divisão entre o dentro e o fora, também foi vivida intensamente no período de isolamento social, em que mergulhamos isolados no mundo doméstico, da casa e dos objetos, cuja sensação era a de um tempo congelado, interminável.
A exposição trata desses dois momentos, do dentro e do fora, da paisagem urbana e da vida doméstica, da cidade e da casa, do intransponível, do apartado e do dormente.

PERFIL TATIANA FERRAZ

Tatiana Ferraz (São Paulo, 1974)
Bacharel em Artes Plásticas pelo IA-Unesp (2000), Mestre pela ECA-USP (2006) e Doutora pela FAU-USP (2018). Paralelamente, cursou Arquitetura e Urbanismo na FAAP (1996-1998) e na Escola da Cidade (2002-2007). Desde o final dos anos 1990, vem desenvolvendo um trabalho voltado à questão urbana, operando na interface entre arte, arquitetura e urbanismo, a partir de diversas linguagens – como instalações, intervenções e objetos híbridos. Já expôs em diversos espaços no Brasil e no exterior, a saber: Domus Residency (Itália), Galeria de Artes Visuais da UFG, Centro Cultural da UFMG, CCBB-RJ e CCBB-SP, SESC Pinheiros, Itaú Cultural, Pablo’s Birthday Gallery (NY), Museu Victor Meirelles (Florianópolis), SESC Ribeirão Preto, Galeria Anita Schwartz (RJ), CCBN (Fortaleza), FUNDAJ (Recife), MARP (Ribeirão Preto), Galeria Casa Triângulo (SP), Paço das Artes (SP), Centro Universitário Mariantonia (SP), A Gentil Carioca (RJ), FUNARTE (RJ), CCSP e Ateliê 397 (SP). Foi premiada no 1º Salão de Arte Contemporânea de São José dos Campos, no 27º SARP –Ribeirão Preto, e no 10º Salão Nacional Victor Meirelles. Desde 2016 é docente de Escultura no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia. Em 2019, criou o grupo “O Espaço Delas”, no qual vem investigando a produção de artistas mulheres que atuam no campo tridimensional, cuja pesquisa foi contemplada pelos editais da Fapemig, em 2021, e do Laboratório de Pesquisa do MAM-SP, em 2022.

instagram: @tat_ferraz

LEGENDAS DOS TRABLHOS

Sala 1-2
O Muro, 2022 (instalação com peças de cerâmica, bloco de concreto, areia e cimento)
Série "Jardins suspensos", 2019 (três obras feitas em madeira laqueada, cimento e lanças de metal)
Série "Broken Days", 2021 (fragmentos de objetos e concreto sobre base de madeira e metal).

Sala 3-4
Espinheira, 2022 (escultura-objeto, peças de porcelana sobre base metálica e gesso)
Série "Cotidiano atolado", 2022 (cerâmica fria e argamassa sobre moldura metálica)
Ensaio para o por do sol, 2020 (cimento pigmentado e prateleiras de madeira) + croquis em aquarela
Marola, 2020-2022 (instalação com 8 peças de gesso pigmentado sobre base de madeira deslizante)
A Perda do Halo, 2021 (tríptico de arame e papel cartão pintado em moldura de acrílico)

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto promove reflexões e ações no campo das artes visuais para cidade de Santo André. Estão sob sua gestão o próprio imóvel onde está sediada a Casa, o Salão de Exposições do Paço Municipal, o Espaço de Fotografia João Colovati e a Pinacoteca de Santo André. Organiza e promove o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e a Bienal de Gravura de Santo André.