Laboratório Expositivo

Grupo de Estudos da Casa do Olhar

O Primeiro Laboratório Expositivo do Grupo de Estudos da Casa do Olhar, traz um recorte da produção dos artistas visuais Aline Moreno, Eder Roolt, Edu Silva, Gabriel Souza, Julian Campos, Leticia Gonçalves, Mauro Yamaguti e Soraia Dias, durante o segundo semestre de 2019. A orientação do grupo é realizada pela artista Cristina Suzuki.

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Diariamente de 15 de fevereiro a 18 de abril de 2020 às 10:00

Preço: GRATUITO

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

Laboratório Expositivo
Grupo de Estudos Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Primeira Edição

Os artistas visuais que compõem a primeira edição do Laboratório Expositivo iniciaram encontros no segundo semestre de 2019. A apresentação de suas produções possibilitou discussões sobre conceitos, técnicas, práticas e caminhos para o progresso de suas pesquisas. A generosidade dos participantes em oferecer suas opiniões e compartilhar informações a fim de promover a evolução do trabalho dos colegas foi um dos ganhos neste processo.

O Laboratório Expositivo é parte do exercício contínuo de um artista visual, onde se observa, organiza e apresenta o recorte de um período de produção. E novas leituras surgem a partir da apreciação dos espectadores.

E como espectadora, comento:

Aline Moreno enxerga em pequenas pedras brutas e em blocos de calçamento uma paisagem completa, porém os altera criando seu próprio cenário. Que lugar ideal é esse?
Eder Roolt contrapõe a força visual de sua pintura hiper-realista com as peculiares cenas que escolhe apresentar. O que está atrás da trivialidade destas imagens?
Edu Silva tem buscado entender o contexto de sua ancestralidade e o que ela reflete hoje utilizando a pintura como linguagem. Qual o alcance da abstração para o entendimento destas questões?
Gabriel Sousa questiona a construção da identidade de gênero através dos objetos utilizados no dia a dia. Como estas relações são naturalizadas e qual o grau de dificuldade em modificá-las?
Julian Campos chama de “duplos” seus desenhos. Seriam seres fragmentados, se multiplicando ou gêmeos siameses? Talvez seja a ambição da longevidade ou da eternidade?
Letícia Gonçalves tem abstrações que nos absorvem. E nosso primeiro impulso é tentar reconhece-los. Estaria ela propondo que apenas nos deleitemos nas formas?
Mauro Yamaguti tem ‘desenhos insistentes’ feitos com uma linha contínua. Eles extrapolam o papel e se transformam em performance. O limite está no corpo ou capacidade de concentração?
Soraia Dias exercita a síntese na representação de objetos domésticos e nos oferece seu olhar sobre eles. Poderia ser sugestão da artista uma visão mais colorida do mundo?

A incerteza nos mobiliza.

Cristina Suzuki
artista visual
orientadora do grupo e curadora da exposição
fevereiro 2020

Release para redes sociais

O Primeiro Laboratório Expositivo do Grupo de Estudos da Casa do Olhar traz um recorte da produção dos artistas visuais Aline Moreno, Eder Roolt, Edu Silva, Gabriel Sousa, Julian Campos, Mauro Yamaguti e Soraia Dias, durante o segundo semestre de 2019. A orientação do grupo é realizada pela artista Cristina Suzuki que assina a curadoria da mostra.

Abertura 15/2/2020 – das 15h às 19h
Visitação 18/2 à 18/4/2020 – terça à sábado das 10h às 17h
Rua Campos Sales, 414 – Centro – Santo André - SP

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto promove reflexões e ações no campo das artes visuais para cidade de Santo André. Estão sob sua gestão o próprio imóvel onde está sediada a Casa, o Salão de Exposições do Paço Municipal, o Espaço de Fotografia João Colovati e a Pinacoteca de Santo André. Organiza e promove o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e a Bienal de Gravura de Santo André.