O DISCURSO DA CIDADE

Fotocolagem com Carolina Caliento

A partir de uma apresentação dos aspectos técnicos e conceituais da colagem, será proposto um exercício com o tema “a cidade”. O tema escolhido propõe uma reflexão entre o individual e o coletivo, das relações sociais estabelecidas e da síntese pessoal deste contexto - um discurso. A colagem aqui é tida como ferramenta de construção de sentido.

Inscrições: Inscrições até dia 26 de novembro Envie e-mail e telefone para casadoolhar@santoandre.sp.gov.br Aulas de 28 de novembro a 19 de dezembro 2019, quinta-feira, 16h às 19h Casa do Olhar Luiz Sacilotto atividade gratuita | mais informações [ig/fb] @casadoolharoficial

Toda quinta-feira de 28 de novembro a 19 de dezembro de 2019 às 16:00

Preço: GRATUITO

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

- apresentar a técnica da colagem e suas possibilidades,
- mostrar o trabalho de que utilizam a colagem, contextualizando o período das produções e sua importância no mundo da arte,
- aproximar a prática artística às manifestações cotidianas de fabricação de conteúdo digitais da internet
- propor e desenvolver com os alunos exercícios práticos,
- analisar de maneira coletiva os exercícios, fomentando o debate e a reflexão acerca das diferenças entre discurso e imagem.

PÚBLICO ALVO
Idade: a partir de 15 anos (jovens e adultos).
Recomenda-se o máximo de 10 alunos.

METODOLOGIA
O curso será composta por duas partes: uma apresentação da técnica, com exemplos de obras de artistas da história da arte e um exercício prático de colagem.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
Recomenda-se que sejam fornecidos jornais, revistas e demais materiais para recorte das imagens.
Cartolina, papel Cason ou papelão para colagem
Tesoura / estilete (e mesa de corte para estiletes)
Cola
Demais materiais de apoio: potes de água, papel para limpeza, lápis de cor, caneta hidrocor, tinta guache, pincéis, etc...

Infraestrutura necessária
- computador
- projetor e telão ou televisão

PERFIL DA PROFESSORA
Carolina Caliento
Nasceu em São Bernardo do Campo, São Paulo, em 1982.
Mora e trabalha em São Paulo.
Mestre em Artes Visuais (2016) e Bacharel em Gravura (2007), ambos pela ECA-USP.
Entre as diversas exposições que realizou, destacam-se as individuais: REFUGOS, Centro Universitário Maria Antônia, 2016; Todas as Vozes, CCSP, 2011; ABISMOS, Galeria Paralelo, São Paulo, 2012; e Horizonte Daqui, Museu Afro Brasil, 2014.
Organizou as residências artísticas: Laboratório Hotel, (Grupo Hóspede, São Paulo, 2007) e Projeto CABRA – Centro América, Brasil, intercâmbio entre artistas da América Latina (CEIA, Belo Horizonte, 2011).
Já ministrou aulas e oficinas no SESC, no Museu Afro Brasil e no Centro de Arte – Casa do Artista.