EXPERIMENTOS EM ESCULTURA

Curso com Leopoldo Ponce

Artes Visuais

O curso é um mergulho investigativo e sensível ao material espelido na cidade: Objetos, imagens e fragmentos - às vezes de origem irreconhecível - que povoam o cotidiano urbano e seus espaços. Coisas que, ao nos encontrar, abrem um hiato poético; monumentos mudos, cacos de memória: objetos ou pedaços deles, quaisquer materiais encontrados, guardados que despertem nosso vivo interesse e curiosidade

Inscrições: INSCRIÇÕES até 14 de novembro Envie nome completo e telefone para o e-mail: casadoolhar@santoandre.sp.gov.br atividade gratuita

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Todo sábado de 16 de novembro a 14 de dezembro de 2019 às 10

Preço: GRATUITO

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

CURSO DE CURTA DURAÇÃO
CASA DO OLHAR LUIZ SACILOTTO| SANTO ANDRÉ | 2019

TÍTULO: EXPERIMENTOS EM ESCULTURA

PROFESSOR: LEOPOLDO PONCE

OBJETIVOS:

Com este curso, queremos propor um mergulho investigativo e sensível ao material que a cidade expele: Aqueles objetos, imagens e fragmentos - às vezes de origem irreconhecível - que povoam o cotidiano urbano e seus espaços. Coisas que, ao nos encontrar, abrem um hiato poético; monumentos mudos, cacos de memória, pedaços de caos: objetos ou pedaços deles, imagens, ou quaisquer materiais encontrados, guardados ou adquiridos, que despertem, pelas suas características materiais, estruturais, simbólicas ou formais, o nosso vivo interesse e curiosidade.

Buscaremos, ao longo dos encontros, manipular tais materiais, de forma a conseguir articular em objetos artísticos, o que percebemos como espécie de linguagem em cada um deles, ou em suas combinações, deixando que estas falas se articulem a partir da prática experimental, no espaço e na matéria. Tomaremos como ponto de partida para a realização de todas as atividades desenvolvidas durante o curso, a relação de experimentação com os objetos e materiais escolhidos, buscando uma relação direta com as informações que carregam e tentando articular esta informação de forma poética, por meio de ações, intervenções e reestruturações a nível material, formal e simbólico.

O que permeia esta proposta a nível processual é a busca por articular uma linguagem por sublimação, a partir de um material em estado de ruína. Partir de um limite; seja este um limite de valor ou condições físicas, seja o próprio limite do material, em resistência ou precariedade. Materiais marginais incorporam uma poética das intempéries. Que o real é aquilo que resiste , é sua afirmação constante e ao compartilhar seus territórios, compartilha-se também deste paradigma. A poética da resistência norteia, portanto, a maioria de procedimentos com os quais buscaremos abordar tais materiais, trazendo à tona, poéticas emergentes do embate constante com o caos e a iminência de desintegração.

O curso tem duração de 5 encontros, aos sábados, das 10h às 13h e é destinado a pessoas que tenham interesse e alguma intimidade com os assuntos propostos, assim como habilidade ou disposição para o trabalho manual.

PÚBLICO ALVO: Pessoas a partir de 16 anos, que tenham interesse em arte.
CURSO GRATUITO
VAGAS: 15
CARGA HORÁRIA: 15 horas
DATAS: 16 de novembro a 14 de dezembro, sempre aos sábados
HORÁRIO: 10h as 13h

INSCRIÇÕES até 14 de novembro
Envie nome completo e telefone para o e-mail:
casadoolhar@santoandre.sp.gov.br

PERFIL DO PROFESSOR:
Leopoldo Ponce, nasceu em 1976 em Quito, Equador. Vive em São Paulo desde 1991. Formado em Artes plásticas pela UNESP em 2001, é mestre em artes, pela mesma instituição.
Desde 1998 desenvolve uma produção bastante constante, que inclui mostras em instituições, galerias, residências e a gestão independente de projetos, tanto no Brasil, como no exterior.
Suas práticas e investigações poéticas partem de um interesse nas mutuas influências entre ser humano e habitat, numa tentativa de concatenação poética do caos urbano a partir do material que ali se encontra.

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto promove reflexões e ações no campo das artes visuais para cidade de Santo André. Estão sob sua gestão o próprio imóvel onde está sediada a Casa, o Salão de Exposições do Paço Municipal, o Espaço de Fotografia João Colovati e a Pinacoteca de Santo André. Organiza e promove o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e a Bienal de Gravura de Santo André.