PAISAGEM GRÁFICA

Curso com Gilberto Tomé


Descrição curta

Caminhar pela cidade, desenhar e fotografar suas ruas, observar e sentir seus movimentos, suas luzes, suas formas; coletar fragmentos dessa paisagem, um graveto, um impresso rasgado, algum elemento que possa ser levado e reobservado em outro contexto, em casa, no espaço do ateliê.

Inscrições: Inscrições gratuitas até 25 de outubro Envie e-mail com nome e telefone para: casadoolhar@santoandre.sp.gov.br Período: 30 de outubro a 4 de dezembro 2019 Quartas-feiras, das 19h as 21h

Classificação Etária: 16 anos

Mais Informações: (11) 4992-7730


Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

ver mapaocultar mapa

Toda quarta-feira de 30 de outubro a 4 de dezembro de 2019 às 19:00

Preço: GRATUITO

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

Descrição

Curso Paisagem gráfica
Com Gilberto Tomé

“mira
o muro
mora
na
lira” gt

Nome do curso_
Paisagem gráfica

Área_
Artes visuais

Introdução_
Caminhar pela cidade, desenhar e fotografar suas ruas, observar e sentir seus movimentos, suas luzes, suas formas; coletar fragmentos dessa paisagem, um graveto, um impresso rasgado, algum elemento que possa ser levado e reobservado em outro contexto, em casa, no espaço do ateliê. Ali esse objeto é redesenhado, refigurado por outra luz e soma-se aos demais desenhos e fotos já esboçados, na construção de uma nova imagem, projetada para voltar à rua, ao olhar transeunte.
Esse é um resumo da ação proposta pelo curso Paisagem Gráfica, que aborda diferentes linguagens gráficas como formas de leitura do espaço urbano, focando as possibilidades expressivas de cada participante.
São previstas “caminhadas gráficas” [para desenhar, fotografar, coletar] no entorno do local onde se dará o curso, estimulando que se façam também de forma independente, nos trajetos cotidianos pela cidade realizados pelos participantes.
A linguagem da fotografia será experimentada com o equipamento que cada participante tiver [considerando principalmente a possibilidade da fotografia feita por telefones celulares]. Os desenhos serão revistos e redesenhados em conjunto com as fotos e objetos coletados, usando-se os meios analógicos e digitais mais básicos e acessíveis [carimbo, estencil, xerox], configurando-se em cartazes ou outras peças gráficas passíveis de veiculação no espaço urbano.

Objetivo_
Realizar leituras da paisagem urbana através do desenho, da fotografia e da colagem; observar as diferenças e experimentar aproximações entre essas linguagens através da construção de um impresso que possa ser inserido na paisagem, em diálogo com ela.

justificativa_
Propor o exercício conjunto do desenho, da fotografia e da colagem permite experimentar e discutir as particularidades de cada linguagem e possibilidades de aproximação. Ainda que essa experiência aconteça de forma superficial, expressa uma abordagem mais ampla na aproximação e interpretação de um tema, no caso, o espaço da cidade e sua paisagem.

Conteúdo programático_
• A rua e o muro: cartazes e horizontes
• Desenho da paisagem, desenho de esboço
• Fotografia, desenho da luz
• Colagem, diversidade e unidade
• Prospecções gráficas: carimbo, estêncil e xerografia

Materiais necessários_
• 01 caixas de carvão para desenho
• 01 lápis grafite 2H, 01 lápis grafite HB, 01 lápis grafite 6B
• 01 carimbeira e tintas para carimbo (4 cores)
• 01 placas de e.v.a. de 10 mm, 30 x 40 cm
• 01 folhas cartão duplex 66 x 96 cm
• 05 folhas de A3 offset branco 90 gr/m2
• 05 folhas de A4 offset branco 90 gr/m2
• 10 folhas de papel jornal 70 gr/m2, formatos A4
• 10 folhas de papel jornal 70 gr/m2, formatos A3
• 05 folhas de papel jornal 70 gr/m2, formatos A2
• 01 estilete

Carga horária_
12 horas aula distribuídas em 6 dias sendo cada aula com 02 horas de duração

Público alvo_
Interessados a partir de 16 anos, preferencialmente com algum conhecimento em desenho (mas não é imprescindível experiência prévia)

Gilberto Tomé_
Brasileiro, nascido em 17/02/1969, em São Paulo. Formado na FAU USP em 1992, vem trabalhando com artes visuais, dedicando-se particularmente ao desenho e aos diversos sistemas de reprodução de imagens, da xilogravura ao digital. Seus trabalhos vinculam-se fortemente à sua atuação como designer e ilustrador no seu estúdio Fonte Design onde, desde 1996, desenvolve projetos gráficos de livros e outras publicações culturais, como o Mapa das Artes. Em seu ateliê-editora, Gráficafábrica, edita tiragens de livros artesanais. Um de seus trabalhos mais recentes, o Livrocidade Água Preta – livro composto por cartazes de rua – foi apresentado no Itaú Cultural (Cidade Gráfica, 2014), mostrado como acervo da Livraria Madalena no festival Paraty em Foco e na feira Paris Photo (ambas em 2015) e exibido na mostra Antilogias da Pinacoteca do Estado (2017). Esse e outros de seus trabalhos podem ser vistos em:

www.gilbertotome.art.br

www.graficafabrica.com.br

www.fontedesign.com.br

Para contatos: tome@fontedesign.com.br

telefones 11. 3864.8974 / 11. 9.9200.7400

Galeria

Publicado por

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto promove reflexões e ações no campo das artes visuais para cidade de Santo André. Estão sob sua gestão o próprio imóvel onde está sediada a Casa, o Salão de Exposições do Paço Municipal, o Espaço de Fotografia João Colovati e a Pinacoteca de Santo André. Organiza e promove o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e a Bienal de Gravura de Santo André.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem