A fotografia e seus desdobramentos: video, colagem, pôster e livro

Curso com Mariana Meloni

A linguagem fotográfica apresenta-se hoje em diversos meios, cada um com seu universo específico. A oficina propõe o estudo e a produção da imagem fotográfica não-tradicional através da experimentação de diversas linguagens, como a colagem, vídeo, animação, poster e livro. De cunho experimental, os encontros visam estudar e construir imagens autorais a partir da fotografia.

Inscrições: Inscrições até 13/10 Envie e-mail com nome e telefone para casadoolhar@santoandre.sp.gov.br Período do curso 17/10 a 21/11 - Quintas-feiras Horário: 19:00 às 22:00 Atividade gratuito Mais infos: IG/FB @casadoolharoficial

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Toda quinta-feira de 17 de outubro a 21 de novembro de 2019 às 19:00

Preço: GRATUITO

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

CURSO DE CURTA DURAÇÃO
CASA DO OLHAR LUIZ SACILOTTO | SANTO ANDRÉ | 2019

TÌTULO: A Fotografia e seus desdobramentos: vídeo, colagem, animação, pôster, livro.

PROFESSORA: Mariana Meloni

OBJETIVOS:
- Oferecer aos alunos um laboratório de experimentações utilizando a fotografia como ponto de partida.
- Estudar de maneira prática a imagem fotográfica de maneira expandida, através da exploração de meios como a colagem, vídeo, animação, poster e livro.
- Compor um corpo de trabalhos onde o fotográfico se faz presente, construindo imagens em formatos distintos, que podem conversar entre si (ou não).

CONTEÚDO:

Programa:
• O que pode ser uma fotografia?
• Apresentação de referências visuais em fotocolagem, animação, vídeo e livro
• Prática de colagem utilizando recortes de revistas e jornais, colagens animadas, exercícios videográficos, impressão de posters e montagem de livros
• Apreciação e discussão dos experimentos
• Mostra dos processos realizados

METODOLOGIA:

Propostas de exercícios práticos onde cada aluno terá a possibilidade de desenvolver sua criatividade através de experimentos diversos. A partir do interesse dos alunos e das referências estudadas em aula, vamos desenvolver um corpo de trabalhos que visam explorar as potencialidades da fotografia de maneira expandida.

PÚBLICO ALVO:
A partir de 16 anos

VAGAS:

CARGA HORÁRIA:
3 horas/aula por encontro

DATAS: De 17/10 a 21/11 | quintas-feiras
HORÁRIO: Das 19h às 22h

RECURSOS NECESSÁRIOS:
Revistas e jornais velhos, tesoura, cola bastão, papel sulfite e canson, celular, “pau-de-selfie”, fita crepe e câmeras fotográficas.

PERFIL DA PROFESSORA
Mariana Meloni é artista visual, arte-educadora e Mestre em Multimeios pela UNICAMP. Trabalhou como docente de Fotografia nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais da Unicastelo e Bacharelado em Comunicação Social na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente é professora de Fotografia no curso de Graduação em Comunicação Digital na UNIP. Ministrou oficinas no Centro Cultural São Paulo, SESC, Itaú Cultural, Oficinas Culturais do Estado e Centro Cultural da Penha tanto para crianças como para adultos. Atuou como artista-educadora no Programa de Iniciação Artística (PIÁ) na Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato e no CEU Paz na área de Artes Visuais. Trabalha hoje com publicações independentes através da criação da editora .entre. edições.

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto promove reflexões e ações no campo das artes visuais para cidade de Santo André. Estão sob sua gestão o próprio imóvel onde está sediada a Casa, o Salão de Exposições do Paço Municipal, o Espaço de Fotografia João Colovati e a Pinacoteca de Santo André. Organiza e promove o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e a Bienal de Gravura de Santo André.