Ele por ele mesmo

Curadoria: Enock Sacramento
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Endereço: Rua Campos Sales, 414 - Centro | Santo André
Data: Abertura dia 12 de janeiro de 2019, às 15h.
Visitação: de 15/01 a 2/03, de terça a sexta, das 10 às 17h, e aos sábados, das 10 às 15h.

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Diariamente de 12 de janeiro a 2 de março de 2019 às 10:00

Preço: Gratuito

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

Casa do Olhar Luiz Sacilotto abre exposição ‘Ele por ele mesmo’, de Betto Damasceno dia 12, às 15 horas.

A exposição, com curadoria de Enock Sacramento, é composta por 24 autorretratos, gênero de arte praticado desde a renascença até os dias atuais, muito utilizado por Betto Damasceno. O curador enfatiza que os retratos de Betto são mais do que representações de si mesmo e agem como projeções de seu entorno.

Para Sacramento, a análise de suas obras nos remete ao livro “Quatro Gigantes da Alma”, do professor e Mestre em Psicologia cubano, Emilio Mira y López, e ao ambiente sócio-econômico-político em que vivemos atualmente” . Nele, os gigantes da alma são o medo, a ira, o amor e o dever, que estão quase sempre presentes em nossas vidas e nos influenciam o tempo todo. ‘ - Mas há também em seus trabalhos outros sentimentos que podem ser considerados decorrentes deles ou a eles associados’ – conclui o curador.

‘Ele por ele mesmo’ permite aos visitantes sentir a alma do pintor. Em seus autorretratos, Betto se apresenta revoltado, estupefato, patético, sarcástico, como uma figura perdida na noite, um cidadão fantasma, mas também como um ser reflexivo, compreensivo e amoroso. O ambiente em que ele se coloca é a cidade dos muros pichados, dos grafites que remetem sua pintura a um universo tenso, onde pede urgência na busca de soluções para os grandes problemas sociais do ABC e do país.

Os quadros de Betto Damasceno são divididos em 12 séries. Uma delas, Autorretrato, dá origem à mostra que ficará em Santo André até 9 de fevereiro.

Perfil

Autodidata nascido em São Bernardo do Campo, Betto viu nas artes uma oportunidade de recomeçar sua vida. Após sofrer um grave acidente em 2003.
Betto Damasceno conquistou a sua primeira exposição em 2015, na Pinacoteca de São Bernardo. Já participou do Salão de Artes Plásticas de Mococa (2015) onde ficou em 2º lugar; do 14º Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos e também nos Estados Unidos, México, Rússia, Itália e Argentina; tornou-se um profissional respeitado pela crítica especializada. O artista tem trabalhos incluídos no acervo da Pinacoteca Municipal andreense.

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto promove reflexões e ações no campo das artes visuais para cidade de Santo André. Estão sob sua gestão o próprio imóvel onde está sediada a Casa, o Salão de Exposições do Paço Municipal, o Espaço de Fotografia João Colovati e a Pinacoteca de Santo André. Organiza e promove o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e a Bienal de Gravura de Santo André.