Programa

PROGRAMA INCENTIVO À CRIAÇÃO ARTÍSTICA

PROJETO EMIA - ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA

Descrição curta

A ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA oferece cursos anuais, organizados com continuidade e de acordo com a faixa etária. Além dos cursos, são oferecidas oficinas pela própria escola ou em parceria com outros projetos e equipamentos do Município. As inscrições são gratuitas e online e a seleção se dá por sorteio aberto ao público.

Site

https://www3.santoandre.sp.gov.br/cultura/ https://www3.santoandre.sp.gov.br/cultura/
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Descrição

CURSOS DE FORMAÇÃO
A EMIA oferece cursos de formação continuada em iniciação artística onde o público alvo são crianças de 05 a 11 anos de idade. Para tal, devemos contar com profissionais que atuam como artistas-educadores, ou seja, são artistas que entendem e circunscrevem os seus mecanismos estéticos autorais no campo pedagógico, sobretudo de fomento à criação artística, alinhando sua pesquisa e atuação ao universo infantil.

O conjunto da equipe deve formar um perfil plural de linguagens culturais e deve ser representativo, abarcando profissionais de diversas idades,etnias,gêneros e experiências profissionais, pois o curso de formação continuada pretende dar cabo a grande rede de possibilidades de criação e de experimentação em arte.

São cinco anos de formação com um propósito comum: criar campo fértil à imaginação, desenvolver mecanismos, jogos expressivos, criar relações. Desenhar, narrar, mexer (o corpo, as ideias), costurar, colorir, cooperar, compor, projetar, moldar. As linguagens específicas aparecem como passagem, nunca como fim, por isso estão quase sempre relacionadas a outras linguagens artísticas em nosso planejamento pedagógico.

CURSOS OPTATIVOS
Voltados para alunos regulares do curso de formação para crianças, os cursos optativos, são uma ação pontual em determinada tarefa. Inspirados no conceito de workshop ou mini cursos, uma atividade é proposta com o intuito de gerar um trabalho final de prazo pré-estipulado de até um ano sem intenção de prorrogação. As propostas variam e são elaboradas ano a ano, podendo enfocar aspectos pontuais das artes visuais, do teatro, das artes do corpo e da música, dentre outros.

OFICINAS LIVRES E/OU WORKSHOPS PARA ADOLESCENTES
Voltadas exclusivamente para adolescentes de 11 a 17 anos (recém-saídos da formação EMIA ou não), essas oficinas, além de promoverem o acesso ao aprendizado da arte, acaba preenchendo uma lacuna existente para essa faixa etária em cursos de atividades artísticas específicas na cidade. Essas crianças em transição para a juventude não encontram outros acessos permanentes. A EMIA atende a própria demanda gerada e abre espaço para novos adolescentes entrarem em contato com a experiência artística e desenvolverem suas expressividades no campo da iniciação artística

OFICINAS LIVRES E/OU WORKSHOPS PARA ADULTOS
As Oficinas livres e/ou workshops para adultos atendem em especial os familiares que comumente acompanham as crianças em suas rotinas na escola e demais adultos interessados. Elas visam, sob o conceito de iniciação artística, promover o contato com a arte, despertando a sensibilidade, a familiaridade com as ferramentas da escola, trazendo o frescor do aprendizado pelo lúdico e pelo afeto.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem