Descrição curta

Cotidiano é a nova pesquisa de montagem da Cia Lona de Retalhos acerca da sobrecarga do sistema capitalista e patriarcal no corpo e inconsciente feminino.

Site

https://www.youtube.com/channel/UCRFdXUlcjPVlcgy0yaTXGog https://www.youtube.com/channel/UCRFdXUlcjPVlcgy0yaTXGog
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 05/10/2020 a 01/06/2021 às 23:59

Descrição

“Cotidiano” é o quinto projeto de montagem da Cia Lona de retalhos que pesquisa a linguagem da palhaça
O espetáculo “Cotidiano”, de maneira atemporal, pretende debater a necessidade da arte em meio a um sistema de esmagamento do ser humano e do feminino, onde se trabalha muito por pouca valorização e reconhecimento, onde a cada dia se tem mais deveres e menos direitos. E o que pode acontecer quando a arte surge como um escape, um respiro do cotidiano, mas que em dado momento também é sutilmente tirada da humanidade. O que acontece quando o circo desaparece e fica em cena, sozinha, apenas uma palhaça¿ É possível a reconstrução¿
Trazer à tona a necessidade da arte como respiro, como um medicamento de uma sociedade doente é um grito de resistência, um apelo de atenção a cultura desse país, um alerta para aqueles que ainda não entenderam que o sistema sem arte é um sistema sem senso crítico, que obedece, serve, não questiona e não reage.
Qual o cotidiano que desejamos e traçamos para o indivíduo e para o coletivo ¿

Relevância
A linguagem da máscara do palhaço é aquela que com graça, leveza e poesia propõe quebras de paradigmas e é capaz de transformar dor em alegria. O palhaço é aquele que causa riso pela sua inadequação e que nos faz aceitar com singeleza que o erro faz parte da nossa caminhada e crescimento como ser humano. Para o palhaço o erro é um presente e não uma desgraça. Em épocas onde a competição entre ideais está cada dia mais acirrada e a intolerância fecha espaços e simbolicamente constrói muros entre as pessoas, a Cia Lona de Retalhos acredita que o palhaço precisa estar cada vez mais presente nos cotidianos de nossas escolas, de nossos teatros, de nossas ruas, enfim de nossas vidas.
No espetáculo Cotidiano está em cena uma palhaça, o espaço da palhaçaria foi conquistado recentemente pelas mulheres. Até meados dos anos 1980 as mulheres ainda eram “orientadas” a se vestirem como palhaços, usando bermuda, terno, sobretudo, gravata etc. Aos poucos as mulheres foram ocupando espaço, se mantendo e mostraram que o feminino também pode e deve ser explorado comicamente. Cotidianamente vemos a luta das mulheres por espaços na política, melhores oportunidades e salários nas empresas, e por respeito em suas próprias casas.
A dramaturgia está sendo construída a partir de relatos, depoimentos e reportagens.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Carina Prestupa

atriz, produtora, arte educadora, dubladora e diretora artistica da Cia Lona de Retalhos.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem