Descrição curta

Projeto premiado com a "Lei Aldir Blanc" e Fundo de Cultura, sendo destinado à produção de um média-metragem sobre os 30 anos da Escola Livre de Teatro. O projeto também tem em seus resultados a publitização de um acervo de documentos e fotos da ELT.

Site

https://www.instagram.com/memoriaelt30anos/ https://www.instagram.com/memoriaelt30anos/
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Descrição

Trinta anos se passaram desde que a professora Maria Thais e o então secretário de cultura Celso Frateschi encabeçaram um projeto que ao longo da história cultural recente de Santo André deu muitos frutos.

A Escola Livre de Teatro em seus poucos anos de história carrega uma identidade singular em seus fazeres teatrais transformando-a em um patrimônio material e imaterial da cidade de Santo André. Um espaço não só de formação no campo das artes cênicas, mas também do pensar e fazer político, um espaço formado por pessoas dissidentes que ocupam e a todo instante transformam e reconfiguram esse espaço com seus corpos.
A memória é o alicerce para todas essas transformações, quem ali esteve, olha para o passado visando o futuro e agindo no presente, ou olha para o presente, visando o passado e agindo no futuro.

O projeto visa a produção de mídias que auxiliem no arquivamento da Memória da ELT, histórias contadas por pessoas que ali estiveram, se formaram ou trabalharam no local. São 30 anos de produção artística e formação de diversas pessoas em diversas áreas da cultura: são atrizes e atores, cenógrafas e cenógrafos, produtoras e produtores, sonoplastas, dramaturgas e dramaturgos, técnicos da área entre outros...
As ações que este projeto prevê, são:
- criação e produção de um documentário que contará, pelo viés afetivo, algumas das muitas histórias que fazem parte da vida dos 30 anos da Escola Livre de Teatro.
- levantamento e arquivamento de documentos jornalísticos, audiovisuais e de multimídias que existem e estão espalhados Brasil afora.

Trazer essas memórias, materializá-las é um ato simbólico, mas de extrema importância para a continuidade imagética deste espaço que já viajou por tantos lugares, seja por apresentações dos trabalhos ali criados, pelas teses que rodaram o Brasil e o mundo, pelas bocas dos corpos que ali estiveram.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Jonatha Ferreira

Atualmente Supervisor de Produção da Escola Livre de Teatro. Pedagogo formado pela Universidade Anhembi Morumbi e Ator, performer e produtor cultural formado pela Escola Livre de Teatro. É Artesão no segmento de crochês e macramês e integra o 'Garoa', grupo de intervenções artísticas sediado em Santo André.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem