Curso

EDITAL 05 PROJETOS CULTURAIS ("novos" projetos) - Lei Aldir Blanc

Um Grito Supenso no Ar- oficina/espetáculo

Descrição curta

O projeto ‘Um Grito Suspenso no Ar’ é uma palco pra dar voz aos nossos questionamentos, olhares para si e para seu bairro; bem como, dar voz as diversidades, as temáticas sobre gênero, políticas, políticas culturais e outras marcas de diferenças. Tem como objetivo tanto expandir e romper fronteiras quanto resignificar as práticas teatro e art-performance

Site

https://www.facebook.com/oficinaespetaculo https://www.facebook.com/oficinaespetaculo
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 22/01/2021 a 15/03/2021 às 23:59

Descrição

O projeto ‘Um Grito Suspenso' no traz sob a forma de manifesto e descrições de teatro performance criar e encenar uma visão moderna de teatro, em especial, na relação dessacralizada e insubordinada em que propõe a ideia de um teatro que se realize como OBRA DE ARTE.

A inter-relação do teatro com a arte-performance, serão instrumentos para aguçar o olhar dos participantes para sua próprias histórias e o ollhar para o urbano do mesmo, por meio do qual, as identidades e subjetividades se entrelaçam e (des)conectam corpos e experiências de sujeitos na contemporaneidade, constituindo novas percepções e políticas voltadas às diferenças.
Através da arte e performances se criarão vivências de linguagens proporcionadas pela utilização de mídias, intensificadas no universo cibercultural, pelo qual as fronteiras entre tecnologia, ciência e arte serão interconectadas.
Por meio do corpo em cena, buscar-e-á a essência, munidos do corpo, da voz e de um econômico cenário, no qual o homem é o foco de análise. Sem adornos, tecnologia ou jogos de luzes, mas sim com o objetivo de induzir a uma sensação de realidade, verdadeira e natural.

Dessa forma, o projeto expande o olhar do ator e aspirantes a busca da uma realidade pré-textual com base na experiência verdadeira do ator, anterior ao momento em que assume uma identidade ficcional. Assim, trabalhará não crie personagem ou a imita, mas que permaneça ele mesmo com sua bagagem e predisposições e destinações como no teatro-happening unido com a arte-performance.

Técnica e pesquisa
As técnicas teatrais e performática serão a base para que o participante possa se conectar com seu eu mais profunso, sua criação, desenvolver o olhar de direção teatral, escrever suas próprias cenas, criar sua instalação; bem como, conhecer melhor a dramaturgia e exposição fotográfica.
A partir destas necessidades, seguem alguns dos conteúdos básicos para um bom aproveitamento das aulas e apreciação prática. As experimentações também fluirão de acordo com os interesses e retornos apresentados por cada participante.

Técnica de teatro físico: Fisiologia da ação, mimesia corpórea, dança pessoal;
Técnica de Laban: flecha, espiral, redondo;
Jogos Teatrais;
Contos e poesias de váriados escritores trazidos pela ministrante e participantes;
Estudo do teatro e art-performance : Tardeuz kantor e Marina Abramovic;
Anúncios de jornal e textos dramaturgia teatral;
Contato-improvisação;
Técnica de narrador;
Percussão corporal;
Criação de figurino, cenário, sonoplastia e dramaturgia;
Percussão corporal;
Preparação Vocal;
Expressão corporal;
Fotográfia
Gravação da história de pessoas através de camêra ou dispositivos móveis;
Videos de estudiosos da arte performance.

Público Alvo
O projeto é destinado aos artistas, jovens artistas, artistas ainda não mapeados, aspirantes e demais interessados dos bairros: Parque Oratório, Condomínio Maracanã, Vila Luzita, Vila Santa Maria e Jardim Cristiane..

Aula-encontro
As aulas serão ministrada via app zoom e googlemet. Caso haja o termino o isolamento a aulas passarão a serem realizadas na praça principal de cada bairro.

Etapa projeto:
• Etapa1-Aula/pesquisa:serão ministrada aula de teatro e art-performance (ZOOM ou MEET) criação e debate no final da aula. Iniciará a pesquisa de artistas de art-performance e do movimento surrealista com live pública para discussão e fechamento;bem como gravação de vídeo depoimento;Etapa2-Criação, levantamento de materiais;Etapa3-construção figurino, cenário e vídeos;Etapa4-ensaio geral;Apresentação final

Apresentação
São 5 histórias a serem apresentadas como resultado final na praça principal e cada bairro. Transmitido via facebook e instagram ao vivo, mesmo que o isolamento social tiver terminado será transmitido para um abrangemento mais amplo.
Após as 5 apresentações serem realizadas iremos realizar uma junção das 5 história dos 5 bairros em um único espetáculo performático a ser apresentado no são do teatro municipal ou na praça centenário. Um vídeo curto será entregue ao acervo de cultural de Santo André.

Desdobramento
Caso os participantes das oficinas aceitarem e se comprometerem, apresentação do espetáculo de resultado final do 5 bairros nas praças principais praças e parques de Santo André; bem como, vir a ser um grupo de atores- pesquisadores de teatro e arte-performance.

Ficha de inscrição enviar por e-mail ou pelo whatsapp (11)976-138688

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem