Exposição
Bienal de Gravura de Santo André
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Descrição
A Bienal de Gravura Contemporânea de Santo André foi realizada a cada dois anos desde 2001 até sua V edição em 2010. Agora vamos realizar sua VI Edição. O propósito é promover a gravura contemporânea e revelar as tendências atuais desta técnica artística. Focado na qualidade das impressões, a Bienal de Gravura também oferecerá uma série de atividades paralelas, mostras, cursos e oficinas e é um evento emblemático para artistas profissionais da estampa no Brasil e na América Latina.O propósito é inserir Santo André em um circuito artístico, cultural e produção de reflexões contemporânea que estimulem novos estudos, práticas de inovação e experimentação na gravura, as obras devem ilustrar o vasto elenco de possibilidades técnicas e visuais, métodos, processos e materiais do campo expandido da gravura contemporânea.
A Bienal de Gravura de Santo André explorará três grupos principais: A gravura de estampa, construída em uma matriz pelo corte e impressa em seu relevo ou encavo, passando por meios artesanais como a litografia e a serigrafia, produção das estampas, com vários processos de impressão planos e meios tecnológicos como a fotogravura e a digigrafia. Neste terceiro grupo, é importante apontar o constante uso e apropriação da imagem fotográfica.
TÉCNICAS
> Tradicionais
Calcografia
Arte de gravar em metal, que se dá através de vários processos, sendo o mais antigo deles a gravura a buril ou TALHO-DOCE, em que a gravação é feita diretamente no metal com um instrumento de aço chamado buril. Outros gêneros da gravura feita em metal, que fazem parte da calcografia, são aqueles conhecidos como ÁGUA-FORTE, PONTA-SECA, ÁGUA-TINTA, MANEIRA NEGRA e o VERNIZ MOLE. O termo também pode ser usado para nomear o local onde essas impressões são feitas.
Xilografia
Xilogravura: a matriz é uma superfície de madeira, com a obra esculpida pelo artista. Sobre o relevo, aplica-se uma tinta especial, que passa pela pressa com o papel.
Litografia
Litogravura: a matriz dessa técnica é uma pedra calcária tratada com solução ácida para desengordurá-la. A imagem é gravada com lápis ou tinta gordurosa. A repulsa entre a tinta e a gordura caracteriza a impressão.
> Serigrafia
Serigrafia: a matriz é feita em uma tela especial, que é esticada em um bastidor. Sobre a tela são colocadas máscaras com cada cor da obra. As mascaras recebem a tinta, que é espalhada por um rodo, para fixar a imagem no papel.
> Digital
GICLÉE ou DIGIGRAFIA que, como o próprio nome diz é a obra do artista elaborada a partir de um arquivo digital e impresso a laser.
> Fotogravura
Processo fotomecânico do século XIX desenvolvido por Karl Klíc que envolve a transferência de uma imagem fotográfica para uma placa de cobre.
O resultado desse processamento é a placa coberta com a gelatina em relevo: nas áreas mais finas da gelatina irá se formar os pretos mais densos na estampa.
Após 12 horas de cura é feita a gravação em uma série de mordentes preparados em densidades diferentes [de 4 a 8 soluções].
A gravação é então interrompida e a gelatina toda removida com um banho de água quente.
A matriz de fotogravura pode então ser impressa com os mesmos procedimentos de qualquer matriz de ÁGUA-TINTA.