Edital
Revista MORTAL 10 anos
marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Descrição
A era digital inegavelmente trouxe benefícios para o nosso dia a dia. As artes não ficaram isentas dessas mudanças cotidianas e atualmente passam por um processo de profunda transformação. Se por um lado a acessibilidade aos meios de produção digital foram barateados e popularizados, a velocidade e efemeridade dessa produção retira do receptor o tempo de contemplação e reflexão sobre determinada obra.Dentro desse cenário a materialidade de uma produção cultural em suporte físico faz o caminho inverso. Que é o dar a possibilidade para o leitor manusear, ler e reler aonde quiser, seja em sua casa, na rua ou no transporte público, e da que forma que quiser, sem depender de conexão à internet.
Esse caminho inverso da produção editorial de revistas não é novidade, percebemos em diversos países, como por exemplo Inglaterra, que cada vez mais os próprios jovens buscam cultura em publicações impressas. Podemos fazer um paralelo com o disco de vinil, que por muitas décadas beirou a extinção e hoje em dia é cada vez mais comum os artistas da nova geração prensarem seus trabalhos nesse suporte.
A Revista Mortal vem nessa vanguarda do movimento cultural, em que entende que as tecnologias são ferramentas e não fins culturais.
A Revista MORTAL é uma publicação independente que compartilha das ideias da imprensa alternativa e da contracultura. A publicação se dispõe a ser um veículo de comunicação que dialoga com os artistas, com o público da cidade de Santo André e também da região do ABC paulista.
A característica fundante da Mortal é fornecer espaço em suas páginas para produtores culturais/artistas que não encontram em outras publicações (comerciais) lugar para exporem suas ideias e trabalhos. Acreditamos que o centro do projeto seja seu potencial de replicar ideias, apresentar ao público os mais interessantes e “transgressores” expoentes da arte contemporânea na cidade, e forjar o renascimento de uma cultura de imprensa alternativa no seio da região.
A Revista MORTAL opta pelo formato impresso por acreditar que Santo André necessite de um veículo de comunicação em suporte físico, prático e de acesso democrático. Não é difícil identificar a grande carência de publicações culturais na cidade, e se formos fazer o recorte para Santo André especificamente, veremos que não existe nenhum projeto semelhante à Revista Mortal, nem para os cidadãos andreenses e muito menos produzidos pelos artistas da cidade
Acreditamos que o suporte físico (impresso) potencializa o estabelecimento do veículo alternativo. O fator táctil do objeto impresso, o fator memorialístico, de registro histórico, o fator de circulação sem controle dos exemplares e a experiência das primeiras edições só comprovam isso.
Conceito
A edição especial de aniversário da Revista MORTAL vem para consolidar um movimento independente que está se desenvolvendo há uma década e que ganhou maturidade ano passado com a execução do "Ano Castellani", uma série de ações ocorridas e desenvolvidas pelo coletivo Estranhos Atratores utilizando várias expressões artísticas como a fotografia, a dança, o vídeo, a música, a literatura etc. E que esteve em vários locais da cidade apresentando ao público de forma gratuita a produção cultural andreense. Com a edição de aniversário uma série de ações também estão sendo articuladas (a primeira a ocorrer já em fevereiro) para culminar com a realização de um festival e do lançamento da edição Especial.