Jornada
ENCONTRO MERCOCIDADES: reunião UT CULTURA de 26 a 28 de setembro de 2019
marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Descrição
A rede MercocidadesMercocidades é a principal rede de governos locais do MERCOSUL. Fundada em 1995, por iniciativa de prefeitos e autoridades dessa região, com o objetivo de favorecer a participação das cidades num processo de integração regional, fomentar o intercâmbio e a cooperação horizontal entre os municípios, incidir nas agendas nacionais, regionais e mundiais, criar políticas conjuntas entre as cidades e estimular o intercâmbio de experiências.
Desde então a rede vem se ampliando e incorporando novos membros. Atualmente conta com 349 cidades-membro de 10 países do continente: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
Os encontros das cidades da rede Mercocidades são organizados em Unidades Temáticas (UT), sob vários assuntos como Segurança Cidadã, Turismo, Juventude, Esporte, Desenvolvimento Urbano, Direitos Humanos, Cooperação Internacional, Economia Social e Solidária, Ciência, Tecnologia e Capacitação, Comunicação, Gênero, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Educação e Cultura.
Cidades Membros da rede
Das doze cidades pioneiras, a rede Mercocidades hoje consolida, em mais de duas décadas, 341 cidades em 10 países do continente: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Equador, Uruguai e Venezuela, onde habitam mais de 120 milhões de pessoas. Só no Brasil, são 88 cidades que participam da rede Mercocidades.
A Unidade Temática Cultura
A Unidade Temática Cultura promove o debate acerca do desenvolvimento cultural das cidades e as possibilidades de promover políticas culturais inclusivas e respeitosas baseadas na diversidade cultural. Fomenta o intercâmbio e a cooperação cultural horizontal visando reforçar o desenvolvimento da região. Também promove a articulação com outras redes culturais internacionais, com o objetivo de gerar espaços de troca de ideias e de boas práticas de gestão cultural das cidades de todo o mundo.