Festa Popular

EDITAL 2023 - Fundo de Cultura

Samba da Viela

Descrição curta

O projeto Samba da Viela resgata as rodas de samba em comunidade de favelas, valorizando este estilo musical popular brasileiro de raízes africanas e reunindo música, poesia e danças. Realizado de maio a outubro de 2024 por meio de encontros mensais, aos finais de semana, de artistas periféricos: músicos, poetas e dançarinos da região do Parque João Ramalho.

Site

https://mddf.org.br/ https://mddf.org.br/
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
Inscrições abertas de 26/05/2024 a 26/05/2024 às 12:00

Descrição

As rodas de samba são importantes para a sociedade, pois reservam a cultura negra, produz alegria aos amantes do samba, valoriza os fazedores de cultura locais.

E todo este acontecimento acaba por promover geração de renda para pessoas moradoras de favela, que complementam seus orçamentos ou tiram o sustento destes eventos culturais.

Esta iniciativa é uma ação coletiva do MDDF Santo André, um ponto de cultura itinerante das favelas da cidade, reconhecido pelo Ministério da Cultura, como fazedor e promotor de cultura na região do ABC.

O projeto Samba da Viela surge da necessidade de artistas locais, moradores das comunidades e favelas reunir-se nos seus próprios espaços (viela) e compartilhar saberes, costumes e artes.

Surge da necessidade detectada pelo coletivo de que as favelas trazem na sua forma de ocupação a pouca existência de espaços para cultura e são as vielas os espaços de encontros e diálogo entre as pessoas, por isso é neste espaço que as pessoas se reconhecem e querem valorizar, dando luz ao seu cotidiano, que respira diálogo e inspira cultura.

E foi nestes diálogos que um grupo de artistas atuante no MDDF Santo André propus a construção deste projeto.

As rodas de samba serão realizadas na Viela da comunidade Ipiranga. Esta comunidade está situada no Parque João Ramalho, entre as ruas Piracanjuba, Maragogipe, Avenida André Ramalho e Avenida dos Estados. É dividida em Ipiranga I e Ipiranga II, sendo a primeira situada na parte “superior” entre as ruas Ipiranga, Maragogipe e Piracanjuba e a segunda na parte “inferior” entre as ruas Ipiranga e Avenida dos Estados.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

MDDF Santo André

Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores em Núcleos Habitacionais de Santo André, com mais de 30 anos de existência promovendo o direito à cidade dos moradores residentes nas favelas. Entendemos o Direito a cidade como o direito, à cultura, esporte, lazer, moradia, transporte público, saúde, meio ambiente, ou seja, direito à qualidade de vida saudável.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem