Pesquisa
EDITAL 2019 - Fundo de Cultura - "Seleção de Projetos Culturais"
Histórias de cozinha com cambuci: receitas, fotografias e memórias do empreendedorismo em Paranapiacaba. Wal Volk Nova edição.
marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Descrição
Para esta edição, retomei as mesmas biografias de cada participante do livreto de 16 páginas publicado há 4 anos, agendei e realizei novas entrevistas, incluindo novos dados sobre as pessoas anteriormente entrevistadas e uma receita com fotos do passo a passo no preparo. Ampliei a rede de coleta de memória para além de moradores, inclui dados sobre o tombamento do cambuci como patrimônio imaterial andreense, graças ao apoio do amigo e conselheiro de patrimônio histórico, Eduardo Pin e pareceres de agentes de memória e meio ambiente, gestores públicos, entre eles ressalto meu profundo agradecimento ao Marco Moretto que muito me acolheu e cedeu seus arquivos.Este livro oferece uma pequena mostra da economia gerada a partir da gastronomia local com bases na sustentabilidade a partir da redestinação do Vilarejo para o turismo histórico, ambiental e cultural, além de apresentar alguns personagens que retiram parte de sua renda dos frutos do cambucizeiro.
Hoje os moradores e moradoras lutam para impedir a instalação de um meganegócio internacional de cargas denominado Porto Seco que se aprovado vai desmatar parte do Parque Estadual da Serra do Mar, o que causaria impactos significativos no desenvolvimento local pois afeta diretamente a Br 116 que é a estrada de acesso à Vila, além de extinguir nascentes e impactar na fauna e flora protegidas e nos negócios turísticos locais que vão de vento em polpa e são a maior fonte de distribuição de renda hoje.
Você também vai encontrar nele receitinhas, relatos emocionantes, apreciar documentos, e minhas memórias pessoais que se entrelaçam a toda esta trajetória, afinal fui moradora e atualmente continuo como professora de artes da escola local.
Paranapiacaba é parte de minha trajetória como artista e escritora.
Wal Volk
Dezembro de 2021
FOMATO DA NOVA EDIÇÃO: 139 págs., colorido, capa dura, formato 25x25cm com 13 capítulos, confira no sumário abaixo.
Sumário
1- Onde tudo começou - Wal Volk
2- Sonho que é coletivo rende bons frutos - Marco Moretto
3- Foi um momento muito especial - Marcio Pinheiro do Prado
4- Um fruto da família das mirtáceas - blog Unicamp
5- Memórias de família e empreendedorismo, dicas culinárias para o uso do cambuci em receitas com a fruta, passo a passo de receitas
6- Manifestações Culturais oriundas da valorização, preservação, cultivo, saberes e fazeres das comunidades serranas relacionadas ao Cambuci (Campomanesia Phae) - Eduardo Pin e Zélia Paralego
7 - Efervescências culturais do ano de 2004 - Wal Volk
8 - Dois Ricardos, cada um a seu modo atuando por Paranapiacaba
9 - Curtas histórias sobre o cambuci, citação de livros, lembranças, amigos e relatos da atualidade - Israel Lopes
10 - Descendo a serra de trem - Wal Volk
11- lista de vencedores dos festivais de pratos
12 - mostra de cartazes dos festivais
13 - fotografias e informações adicionais
Vídeos
-
Histórias de Cozinha com Cambuci - Wal Volk
-
Captação de Recursos - História de Cozinhas com cambuci - wal volk