Exibição

EDITAL 2019 - Fundo de Cultura - "Seleção de Projetos Culturais"

ARON FELDMAN: CINEMA NAS VEIAS

Descrição curta

Edição de um livro sobre o cineasta Aron Feldman (1919-1993), para documentar e ressaltar a importância do cineasta de Santo André no contexto da cultura e do cinema nacional.
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Descrição

Edição de um livro sobre o cineasta Aron Feldman (1919-1993), para documentar e ressaltar a importância do cineasta de Santo André no contexto da cultura e do cinema nacional. Levando informações, cultura e a memória do cinema do ABC para as novas gerações e fortalecer as demais, sobre a obra e vida do importante cineasta da região.
O livro está sendo escrito, organizado e maturado pelo autor Cláudio Feldman, filho de Aron. Nele será ressaltada mais especificamente a vida e obra fílmica de Aron Feldman– numa linguagem simples e direta com fotos para ilustrar os descritivos mais relevantes que serão abordados.
Contribuições para a confecção do livro, as análises dos principais profissionais do cinema nacional, que apreciaram e registraram críticas e textos emblemáticos a respeito da obra do cineasta andreense.
A publicação não terá cunho estritamente historiográfico, analisará também a poética de Aron à luz de sua obra, estabelecendo referências diretas entre sua visão política e sua filmografia, suas escolhas estéticas e visão de mundo, com vias a elucidar a intensa relação de seus filmes entre os paradigmas de seu tempo e a região do grande ABC.
O livro é dividido em fases, buscando expor ao leitor a cronologia do nascimento e desenvolvimento de Aron Feldman, passando pela fotografia e depois pelo cinema – destrinchando assim, a vida e obra do cineasta – para mais fácil compreensão sobre as inspirações e questionamentos que o levaram a realizar sua obra cinematográfica. As fases são:
A VIDA – abordando desde o nascimento até seus primeiros passos na arte da fotografia;
A FOTOGRAFIA – colocando o leitor no universo pujante dele até chegar ao seu maior legado;
O CINEMA – com suas obras em película e em vídeo.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Cláudio Feldman

Cidadão andreense desde 1959.
Desenvolveu em Santo André uma trajetória multimídia como: escritor, professor, artista plástico, jornalista, ator e roteirista, nos filmes de Aron Feldman, seu pai.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem