PROGRAMA FRUIÇÃO DE CULTURA E LAZER

FIP - FESTIVAL DE INVERNO DE PARANAPIACABA

marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

O Festival de Inverno de Paranapiacaba é realizado anualmente no mês de julho de forma ininterrupta desde 2001.
Traz uma grande variedade de atrações que se apresentam aos finais de semana, atraindo grande público para a Vila de Paranapiacaba e contribui para divulgar os atrativos e dinamizar a economia local.
Os artistas são selecionados através de convocatórias públicas.

Site: http://www2.santoandre.sp.gov.br/ http://www2.santoandre.sp.gov.br/

Descrição

O Festival de Inverno de Paranapiacaba figura como um dos principais eventos do calendário regional, marcando presença , ininterruptamente desde 2001 no mês de Julho. É o maior evento do calendário anual da e recebe mais de 100 mil pessoas nos dois finais de semana de atrações .Um evento deste porte é essencial para a projeção da Vila de Paranapiacaba, atração de investidores e consequentemente para o desenvolvimento turístico, que trará benefícios a todos os moradores da região.
O evento atrai o público tanto pela programação artística de destaque, com atrações da região e artistas renomados tanto nacionais quanto internacionais. É uma fonte de renda, principalmente para a comunidade local, que comercializa alimentos e bebidas típicas e peças de artesanato, já que no período.
As edições anteriores do evento foram coroadas de pleno êxito, como demonstração do cuidado com a elaboração de uma programação de alto nível e da atenção em prover a estrutura necessária para realização do evento que gerou mídia espontânea, promoção turística da Vila e ampliação do fluxo de visitação.
O festival de inverno é a principal ferramenta de promoção turística da Vila de Paranapiacaba, que na linguagem indígena significa “lugar de onde se vê o mar”. Construída na região serrana entre os anos de 1865 e 1897, a fim de abrigar operários da São Paulo Railway – companhia inglesa responsável pela primeira ferrovia do estado, que ligava a capital, o interior e o Porto de Santos. A influência inglesa está presente na arquitetura e é reforçada pelo clima de baixas temperaturas e nevoeiros propícios do alto da serra. Em 1987, Paranapiacaba teve seu patrimônio cultural, tecnológico e ambiental reconhecido pelo tombamento do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de São Paulo). Em 2002, foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e, em 2003, na esfera municipal pelo CONDEPHAAPASA (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) e desde 2014 esta inscrita na lista tentativa de Patrimônios da Humanidade - UNESCO

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Encarregatura de Produção Cultural

Integra a Gerência de Ação Cultural e Territorial do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem