marcar eventos listados
desmarcar eventos listados
tornar rascunho
publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}
{{::event.name}}
- {{::occ.space.name}} - {{::occ.rule.description}} ({{::occ.rule.price}})
Descrição
O Festival de Inverno de Paranapiacaba figura como um dos principais eventos do calendário regional, marcando presença , ininterruptamente desde 2001 no mês de Julho. É o maior evento do calendário anual da e recebe mais de 100 mil pessoas nos dois finais de semana de atrações .Um evento deste porte é essencial para a projeção da Vila de Paranapiacaba, atração de investidores e consequentemente para o desenvolvimento turístico, que trará benefícios a todos os moradores da região.O evento atrai o público tanto pela programação artística de destaque, com atrações da região e artistas renomados tanto nacionais quanto internacionais. É uma fonte de renda, principalmente para a comunidade local, que comercializa alimentos e bebidas típicas e peças de artesanato, já que no período.
As edições anteriores do evento foram coroadas de pleno êxito, como demonstração do cuidado com a elaboração de uma programação de alto nível e da atenção em prover a estrutura necessária para realização do evento que gerou mídia espontânea, promoção turística da Vila e ampliação do fluxo de visitação.
O festival de inverno é a principal ferramenta de promoção turística da Vila de Paranapiacaba, que na linguagem indígena significa “lugar de onde se vê o mar”. Construída na região serrana entre os anos de 1865 e 1897, a fim de abrigar operários da São Paulo Railway – companhia inglesa responsável pela primeira ferrovia do estado, que ligava a capital, o interior e o Porto de Santos. A influência inglesa está presente na arquitetura e é reforçada pelo clima de baixas temperaturas e nevoeiros propícios do alto da serra. Em 1987, Paranapiacaba teve seu patrimônio cultural, tecnológico e ambiental reconhecido pelo tombamento do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de São Paulo). Em 2002, foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e, em 2003, na esfera municipal pelo CONDEPHAAPASA (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) e desde 2014 esta inscrita na lista tentativa de Patrimônios da Humanidade - UNESCO
Contato:
Departamento de Planejamento e Projetos Especiais
Paulo Vitor
(11) 4433-0711
pafvitor@santoandre.sp.gov.br