As informações deste registro é histórico gerado em 05/11/2020 ás 15:41:32.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Carlos Eduardo de Faria

Morador e ativista cultural em Paranapiacaba desde 2007. Em 2013 foi consagrado 2º festeiro da FOPP, assumindo o compromisso de dar continuidade à festa criada em 2005 pela comunidade local. Atualmente, além da FOPP integra o grupo denominado Caminhos do Cambuci, que desenvolve um trabalho de resgate e desenvolvimento da cultura gastronômica utilizando a fruta símbolo de nossa cidade.

Descrição

É morador e ativista cultural de Paranapiacaba desde o ano de 2007. Em 2013 assume como 2º festeiro da FOPP, tendo o compromisso de dar continuidade à festa criada em 2005 pela comunidade local.
Sua experiência com a Cultura Popular começa quando assume o cargo de agente cultural na Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de 1997/2004 esteve à frente da programação cultural da tradicional Festa de Nossa Senhora do Pilar, com destaque para o resgate e fortalecimento das manifestações culturais na Festa, que haviam desaparecido nos anos 1980 e 1990.
Atuou no fomento a outros eventos da região. Seu papel na difusão e fortalecimento dos grupos de cultura popular da região do ABC Paulista foi bem marcante neste período. Em 2002 participou da fundação da ARCA – Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas (atualmente é Ponto de Cultura Cidadãos Artistas) organização não governamental que atua na formação de novos membros para a cultura popular da região.
Após a mudança para a Vila Histórica de Paranapiacaba, em 2007, estende ao vilarejo sua experiência, contribuindo com diversos projetos de desenvolvimento local pela Cultura (Festa do Cambuci, Festa do Padroeiro Bom Jesus de Paranapiacaba, Festival de Inverno entre outros). Foi membro do Núcleo Comunitário de Cerâmica de Paranapiacaba . É artesão e atual festeiro da FOPP. Foi membro ativo da Comissão de Festejos e da Comissão de Turismo de Paranapiacaba, se configura, enquanto sociedade civil, como o principal responsável em manter viva a chama desta tradicional Festa que colabora com o desenvolvimento local sustentável da vila histórica, além de contribuir com o escoamento da produção de outros artesãos tradicionais e mestres da cultura popular brasileira.
Atuou como Parecerista no edital do FIP 2017.
Integra a Associação Feira Gastronômica Caminhos do Cambuci de Paranapiacaba, que desenvolve um trabalho de resgate e desenvolvimento da cultura gastronômica utilizando a fruta patrimônio imaterial e símbolo da cidade de Santo André, o Cambuci. Utiliza a marca Da Vila Paranapiacaba onde produz Cachaças e Licores, sorvetes, doces, bolos e salgados com a fruta Cambuci. Foi finalista nas edições de 2010 e 2019 obtendo a 2ª colocação no Festival do Cambuci, com os produtos Pão de Mel recheado com Cambuci e Palha Serrana com Cambuci, respectivamente. Já participou de diversos eventos como: Festival Multicultural de Sto André, Feira Criativa e também em diversas outras cidades do estado de SP juntamente com a Rota do Cambuci.

Vídeos