As informações deste registro é histórico gerado em 10/09/2020 ás 14:15:20.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Saguão do Teatro Municipal de Santo André

sss Localizado no Paço Municipal de Santo André, no Térreo do prédio da Biblioteca Nair Lacerda. Neste local se encontra instalado o conjunto geométrico em concreto do artista plástico, arquiteto e paisagista de renome internacional Roberto Burle Marx.

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª das 8h às 17h

Site: http://www2.santoandre.sp.gov.br/

Email: teatro@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4433-0789

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº , Centro, 09015-080, Santo André, SP

CEP: 09015-080

Logradouro: Praça IV Centenário

Número: s/nº

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Santo André

Estado: SP

Descrição

O Paço Municipal de Santo André (ou Centro Cívico) é composto pelos prédios da Prefeitura, Câmara Municipal, Fórum e Biblioteca.

O Saguão fica no andar térreo do prédio da biblioteca, onde encontra-se as entradas do Teatro Municipal Maestro Flávio Florence e do Auditório Heleny Guariba.

No Saguão se encontra instalado o conjunto geométrico em concreto (conhecido como Tríptico) do artista plástico, arquiteto e paisagista de renome internacional Roberto Burle Marx. Inaugurado entre 1970 e 1971, a obra é um conjunto de três painéis de concreto aparente, em alto e baixo relevo: o primeiro painel tem 11,70 m de comprimento; o segundo tem 7,74 m e o terceiro tem 10 m, todos medem 3,40 de altura. A obra apresenta formas geométricas, listras e formas sinuosas. O conjunto de murais foi encomendado pela Prefeitura de Santo André, junto com a tapeçaria do Salão Nobre e os jardins do Paço Municipal.

O Paço Municipal de Santo André teve sua construção iniciada em 1966, sendo a inauguração 3 anos mais tarde. O projeto teve origem em um concurso, tendo como ganhadores o arquiteto Rino Levi (sendo este seu ultimo projeto antes de falecer) e o paisagista Burle Marx.

Roberto Burle Marx (São Paulo 4-8-1909 - Rio de Janeiro 4-6-1994). Sua obra espalha-se por vários países. No Grande ABC, especialmente em Santo André, está presente em praças e corredores verdes. Destacava sempre espécies localizadas na Serra do Mar.

O Paço é o segundo monumento tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (Condephaat).

Publicado por

Gerência de Teatros e Auditório

A GTA (Gerência de Teatros e Auditório) faz parte do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer no município de Santo André.