As informações deste registro é histórico gerado em 21/02/2020 ás 13:30:52.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

OSSA - Orquestra Sinfônica de Santo André

OSSA - Orquestra Sinfônica de Santo André
Diretor artístico: Maestro Abel Rocha

Site: http://www2.santoandre.sp.gov.br/

Email: orquestra@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4433-0737

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº - Centro - Santo André 09015-080

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

Descrição

Por iniciativa da Prefeitura, em 1987 foi formada a Orquestra Sinfônica de Santo André. Para tal foi realizado um concurso que reuniu oito dos mais destacados regentes brasileiros.
Flavio Florence foi o vencedor, e seu projeto foi implantado. Entretanto é antiga a tradição musical em Santo André. Ainda na década de 50 surgiu a primeira orquestra sinfônica, no momento um grupo semiprofissional liderado pelo maestro russo Leonid Urbenin. Com sua morte, a orquestra se desfez.
Já nos anos 70 uma nova tentativa deu a Santo André uma orquestra profissional, regida por Tibor Reisner, que teve a vida igualmente efêmera.

A presente formação da orquestra, mantida pela Prefeitura de Santo André por meio da Secretaria de Cultura, se apresenta em grandes palcos como no Teatro Municipal de Santo André, Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Thetro São Pedro e também em áreas altenativas como parques e praças públicas.
A orquestra também já se apresentou em Buenos Aires e Porto Alegre.

Dirigida por 20 anos pelo maestro Flavio Florence, e atualmente sob o comando de maestro Carlos Moreno, ela já trouxe para seu pódio os maestros Wagner Polistchuk, Enrique Bátiz, Massimiliano Caldi, Alvaro Cassuto, Eduardo Rahn, José Ferreira Lobo, Daniel Pacitti, Aylton Escobar, Luis Gustavo Petri, João Maurício Galindo, Nelson Ayres, Lutero Rodrigues, Carlos Moreno e Claudia Feres.

Sua programação de Ensaios Abertos já atendeu a milhares de crianças das redes públicas e privadas de ensino do ABC e região, que puderam conhecer os instrumentos, o repertório e o funcionamento da orquestra.

A partir de 2009 a Sinfônica inicia uma nova fase, com novo regente, nova estrutura e novas metas desenhadas pela Secretaria de Cultura rumo à profissionalização.
Respeitando o trabalho da equipe, músicos e público da orquestra, a administração segue na construção de um modelo sólido a este símbolo da tradição erudita de Santo André.
O maestro Abel Rocha assumiu a regência em março de 2014 e permanece até hoje.