As informações deste registro é histórico gerado em 25/07/2019 ás 13:14:30.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
sss A escultura é uma esfera armilar, que tem afixada por cima uma outra esfera armilar pequena e uma cruz de malta. Toda a estrutura é em ferro com base em concreto aparente. Não possui placa identificativa da obra.
Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br
Telefone Público: (11) 4436-3631
Endereço:
CEP:
Logradouro: Rua Nossa Senhora de Fátima
Número:
Complemento:
Bairro: Paraíso
Município: Santo André
Estado: SP
Descrição
Monumento a Portugalcategoria: escultura
localização: Rua Nossa Senhora de Fátima esquina com Rua Juazeiro, Paraíso
descrição do entorno: O monumento está instalado em uma pequena praça urbanizada com alguma vegetação e bancos, localizada em frente à Casa de Portugal.
data de inauguração: 19.12.1999
descrição do bem: A escultura é uma esfera armilar, que tem afixada por cima uma outra esfera armilar pequena e uma cruz de malta. Toda a estrutura é em ferro com base em concreto aparente. Não possui placa identificativa da obra.
informações históricas: Construído por solicitação da colônia portuguesa para homenagear o país de origem . A Cerimônia de inauguração contou com a presença do Prefeito Celso Daniel e de várias outras personalidades da colônia.
autor da obra: Prefeitura de Santo André.
homenagem: A esfera armilar (do latim armilla que significa bracelete, anel de ferro) é um instrumento antigo de astronomia aplicado em navegação. Ela representava a esfera celeste e o movimento dos astros, e com isso, se conseguia saber a posição da embarcação. Seus primeiros registros datam do século I a.C., na China. Foi adotada como símbolo pelo rei de Portugal, D. Manuel I (1495 – 1521), que governou na época das grandes navegações portuguesas e está presente na atual bandeira portuguesa, para representar “a epopeia marítima portuguesa (...) feito culminante, essencial da nossa vida colectiva”. Ela também estava representada na primeira bandeira criada para o Brasil (1645 – 1816).
A Cruz de Malta também é outro símbolo português. Representava a Ordem de Cristo (Ordem de São João), organização religiosa-militar fundada na Idade Média e que patrocinou as grandes navegações portuguesas. Essa cruz estava pintada nas velas da frota de Pedro Álvares Cabral.