As informações deste registro é histórico gerado em 25/07/2019 ás 12:35:54.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
sss
Monumento em concreto aparente sobre base do mesmo material.
Conjunto de três estátuas com um pináculo central, apoiados sobre uma base, com cerca de meio metro de altura, em forma trapezoidal, com inscrições e desenhos representativos nas paredes verticais.
Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br
Telefone Público: (11) 4436-3631
Endereço:
CEP:
Logradouro: Praça da Maçonaria
Número:
Complemento: Pereira Barreto
Bairro: Vila Dora
Município: Santo André
Estado: SP
Descrição
Monumento à Maçonariacategoria: estátua e escultura
localização: Praça da Maçonaria, Avenida Pereira Barreto, Vila Dora
descrição do entorno: Praça urbanizada, localizada na Avenida Pereira Barreto, uma das principais vias de ligação com o município de São Bernardo do Campo. No seu entorno estão localizados o Hospital Estadual Mário Covas, o Hospital Brasil e o Shopping ABC.
data de inauguração: 23.06.1996
descrição do bem: Monumento em concreto aparente sobre base do mesmo material.
Conjunto de três estátuas com um pináculo central, apoiados sobre uma base, com cerca de meio metro de altura, em forma trapezoidal, com inscrições e desenhos representativos nas paredes verticais. As estátuas representam os três graus que os maçons cumprem dentro da instituição: o aprendiz (de joelhos), com 3m de altura; o companheiro, 4,5m de altura e, o mestre, com 6m de altura. A coluna, no centro, com 9m de altura, representa a união das lojas maçônicas.
A Placa afixada na base tem a inscrição: “DA; MAÇONARIA; DE/ SANTO ANDRÉ; PARA A COMUNIDADE; OBRA EXECUTADA PELO ARTISTA; A. SARRO; SANTO ANDRÉ, 23 DE JUNHO DE 1996.”
informações históricas: Em 1992, a entidade obteve permissão de uso da Prefeitura para a instalação do monumento através do Decreto nº 12.982,06.05.1992.
Em 2005, a Praça Assis Valente, através da Lei nº 8.790, de 06.12.2005, passou a se chamar Praça da Maçonaria.
autor da obra: Adélio Sobrinho Sarro nasceu em 1950, em Andradina (São Paulo). Em 1966, mudou-se para São Caetano do Sul. Começou sua carreira expondo na Praça da República, na Capital (1972–1984) e no Centro de Convenções de São Bernardo do Campo, cidade que adotou. Somente a partir do recebimento de seu primeiro prêmio, a Menção Honrosa na 20ª Exposição Coletiva da ABPA é que sua carreira deslanchou.
Produziu diversos monumentos para praças públicas, como por exemplo, o Monumento aos Três Poderes (1992), em São Caetano do Sul. Foi o único representante das artes plásticas brasileiras no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça (1999).
É grande sua atividade como muralista, possuindo obras em diversos locais, como o Auditório Paulo Machado de Carvalho (1974) e no Paço Municipal (1992) em São Caetano do Sul; Pampas Palace Hotel (1974), São Bernardo do Campo e, em vários edifícios comerciais. Foi contratado, por oito anos, pelo Vaticano, para fazer os trabalhos da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, considerado o maior trabalho sacro já feito por um artista na América do Sul.
homenagem: À Maçonaria, organização que tem por objetivo “a transformação do ser humano e da sociedade em que vive, partindo do pressuposto de que o homem e a sociedade são susceptíveis de melhoria, sendo passíveis de aperfeiçoamento”.