As informações deste registro é histórico gerado em 18/07/2019 ás 16:11:19.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
sss
Conjunto de três estátuas em bronze sobre base em concreto representando o pai, a mãe e o filho. Havia uma mureta com a inscrição “DUAS PÁTRIAS SERVIRAM SOB O SIGNO DO AMOR E DO TRABALHO; FUNDINDO O ESPÍRITO DE ROMA
COM A VOCAÇÃO CORDIAL DA TERRA BRASILEIRA.”
Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br
Telefone Público: (11) 4436-3631
Endereço:
CEP:
Logradouro: Praça Adhemar de Barros
Número:
Complemento:
Bairro: Centro
Município: Santo André
Estado: SP
Descrição
Monumento ao Imigrante Italianocategoria: estátua
localização: Praça Adhemar de Barros, Centro
descrição do entorno: Praça urbanizada, no final da Avenida Cel. Alfredo Fláquer (Perimetral), e início da Avenida Santos Dumont, vias de grande fluxo de veículos com destino aos bairros da zona sul da Cidade e para outros municípios do ABC ( Mauá , Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).
data de inauguração: 27.01.1973
descrição do bem: Conjunto de três estátuas em bronze sobre base em concreto representando o pai, a mãe e o filho. Havia uma mureta com a inscrição “DUAS PÁTRIAS SERVIRAM SOB O SIGNO DO AMOR E DO TRABALHO; FUNDINDO O ESPÍRITO DE ROMA
COM A VOCAÇÃO CORDIAL DA TERRA BRASILEIRA.” Essa frase, de autoria do então Reitor da USP, Prof. Miguel Reale, constou do convite oficial de inauguração do monumento. Havia também uma placa com a inscrição “AO IMIGRANTE ITALIANO, HOMENAGEM; DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ;
ADMINISTRAÇÃO NEWTON BRANDÃO” As duas inscrições foram retiradas quando da reformulação do sistema viário do entorno da praça, em 1999.
informações históricas: Através da Lei n° 3.773, de 16.12.1971, foi aberto um crédito para a execução do monumento e foi contratado o escultor Caetano Fracarolli para execução da obra, que entregou o projeto em 1972.
O local escolhido concentrava a moradia de imigrantes italianos, além de ser um marco de uma obra de grande importância para a cidade naquele momento, a avenida perimetral ao Centro da cidade, atual Rua Cel. Alfredo Fláquer. A cerimônia de inauguração contou com a presença de várias personalidades, dentre elas, a do Governador do Estado de São Paulo, do Reitor da USP, Prof. Miguel Reale, do Prefeito e do Vice-cônsul italiano, com a benção do Bispo Dom Jorge Marcos de Oliveira.
Em agosto de 1995, o monumento foi atingido por um carro desgovernado e a estátua do menino ficou danificada. Após sua restauração, o menino foi reinstalado em 11.04.1996.
Com a modificação do traçado viário ocorrida recentemente, as três estátuas foram reposicionadas.
autor da obra: Caetano Fracarolli nasceu em 1911, em Verona (Itália) e faleceu em 1987. Estudou na Escola de Belas Artes em Verona e veio para o Brasil em 1929. Iniciou sua carreira docente em 1939, em Santos, depois em Jaú e São Paulo, onde se instalou definitivamente. Embora não tivesse ganho o concurso internacional (1941), realizado para homenagear Duque de Caxias (4º lugar), seu projeto foi escolhido como o melhor. A partir daí, sua carreira deslanchou. Expôs em vários salões e bienais de artes, ganhando muitos prêmios. Lecionou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde fundou, em 1971, o LAME (Laboratório de Modelos e Ensaios) “para conjugar ações educacionais e pesquisa teórico- experimental” sendo seu coordenador até a sua morte. È de sua autoria o Monumento a Theobaldo de Nigris, instalado na escola do SESI do mesmo nome. A restauração do menino foi feita em 1996, pelo Atelier Salazar (vide Monumento à Maçonaria).
homenagem: Segundo o autor, ele concebeu “um grupo escultórico que representasse uma família de imigrantes. Essa família caminha sobre as colinas de Piratininga, descortina novos horizontes, o futuro de Santo André. A atitude firme, enérgica, alegre, evoca a determinação e fé no trabalho empreendedor; no entrelaçamento das mãos há o ideal de uma família e de uma comunidade unida: o olhar voltado para o futuro revela a grandeza de uma pátria que veio a construir e fecundar com trabalho e amor.”
proteção legal: não tem
propriedade: pública
estado de conservação: o monumento necessita de limpeza e das letras que formavam a frase citada acima.