As informações deste registro é histórico gerado em 18/07/2019 ás 15:30:40.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui

sss Estátua de bombeiro segurando uma criança no colo, sobre base e anteparo em mármore com símbolo da corporação. Há as seguintes frases inscritas na área frontal do monumento, com letras em bronze: "AOS; VALOROSOS; BOMBEIROS,; HOMENAGEM; 1º CENTENÁRIO; 1880 - 1980" e "LEALDADE CONSTÂNCIA”.

Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

Endereço:

CEP:

Logradouro: Avenida Prestes Maia

Número: 1111

Complemento:

Bairro: Vila Guiomar

Município: Santo André

Estado: SP

Descrição

Monumento aos Bombeiros
categoria: estátua

localização: Avenida Prestes Maia nº.1111, Vila Guiomar

descrição do entorno: O monumento está voltado para a Avenida Prestes Maia, entre os prédios administrativos da
Corporação no ABC.

data de inauguração: 10.03.1980

descrição do bem: Estátua de bombeiro segurando uma criança no colo, sobre base e anteparo em mármore com símbolo da corporação. Há as seguintes frases inscritas na área frontal do monumento, com letras em bronze: "AOS; VALOROSOS; BOMBEIROS,; HOMENAGEM; 1º CENTENÁRIO; 1880 - 1980" e "LEALDADE CONSTÂNCIA”.
Na lateral esquerda, existe uma placa, em bronze, onde estão gravados os nomes dos bombeiros mortos em serviço, desde 1969 até 2002. Na parte posterior do monumento, há outra placa, também em bronze, com a inscrição “MONUMENTO 1º CENTENÁRIO; DO; CORPO DE BOMBEIROS; OFERTANTE GUIDO ACCICA E FAMÍLIA; ESCULTOR LUIZ MORRONE; SANTO ANDRÉ, 10 DE MARÇO DE 1980”.
No interior do monumento, há uma urna lacrada, com os documentos e fotos do dia da inauguração, que deverá ser aberta por ocasião do bicentenário, conforme está gravado na placa, em bronze: “CORPO DE BOMBEIROS; 8º GRUPAMENTO DE INCÊNDIO; ESTE LOCAL HÁ UMA URNA METÁLICA; COM DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DO; 1º CENTENÁRIO DO CORPO DE BOMBEIROS; COMPANHEIROS DO FUTURO; ROGAMOS ABRAM-NA NO 2º CENTENÁRIO; SANTO ANDRÉ, 10 DE MARÇO DE 1980; EDIL DAUBIAN FERREIRA; TEM. CEL. PM. – CMT - 8ºG. I.”.

informações históricas:Estavam presentes à cerimônia de inauguração o Prefeito Newton Brandão, oficiais da Corporação e várias outras personalidades.
A doação do monumento foi feita por motivação de amizade e respeito profissional, sem qualquer vínculo com a corporação,

autor da obra: Luiz Morrone (1906 – 1998) foi discípulo de Ettore Ximenes, de Ferdinando Frick (figuras escultóricas da Catedral da Sé) e de Álvio DeGiusto (Fórum Criminal e Teatro de Oberdam).
Em 1927, começou a trabalhar por conta própria, esculpindo bustos, hermas e estátuas. Em 1958 recebeu o “Prêmio Viagem ao País”.
È de sua autoria os bustos de Vital Brasil e Menotti Del Picchia, em São Paulo e de Lauro Gomes, em São Caetano do Sul (1964). É também autor dos monumentos “Padre Anchieta” em Itanhaém, de “Pedro Álvares Cabral”, no Parque do Ibirapuera e “Cristóvão Colombo”, ambos na Cidade de São Paulo e, em Santo André, do Monumento ao Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes. Também é de sua autoria o brasão de armas do Estado de São Paulo.

homenagem: Ao Corpo de Bombeiros, órgão da Polícia Militar, cujo lema é “Nós, da Polícia Militar, estamos compromissados com a defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana.”

Publicado por

COMDEPHAAPASA Conselho Patrimônio Cultural

O COMDEPHAAPASA é o conselho municipal que tem como competências identificar, pesquisar, proteger e valorizar o patrimônio cultural da cidade (bens de natureza material e imaterial).
Possui 12 membros, seis representantes do governo municipal e seis representantes da sociedade civil. Realiza reuniões ordinárias mensais no auditório do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.