As informações deste registro é histórico gerado em 18/07/2019 ás 14:22:11.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
Monumento aos Setenta Anos da Imigração Japonesa no Brasil - Takkon
sss Monólito de granito na cor preta, medindo 3,3m de altura por 1,30m de largura. È considerado um dos mais imponentes tesouros da comunidade japonesa sul- americana.
Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br
Telefone Público: (11) 4436-3631
Endereço:
CEP:
Logradouro: Estrada do Pedroso
Número:
Complemento:
Bairro: Parque do Pedroso
Município: Santo André
Estado: SP
Descrição
Monumento aos Setenta Anos da Imigração Japonesa no Brasil -Takkon
categoria: monólito e placa
localização: Parque do Pedroso, Estrada do Pedroso
descrição do entorno: O monumento está localizado no “Jardim Japonês Cidade de Takasaki,”, no interior do Parque do Pedroso. No local está também a homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil e à cidade-irmã Takasaki.
data de inauguração: 18.06.1978
descrição do bem: Monólito de granito na cor preta, medindo 3,3m de altura por 1,30m de largura. È considerado um dos mais imponentes tesouros da comunidade japonesa sul- americana.
O monumento Takkon significa taku, pioneirismo e kon, força de espírito. O ideograma foi desenhado pelo Primeiroministro do Japão, Takeo Fukuda. No monumento está escrito “ESPÍRITO PIONEIRO”; TALEO FUKUDA; PRIMEIRO MINISTRO DO JAPÃO; TOKYO 18 DE JUNHO DE 1978” E, “AO ENSEJO DO SEPTUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA; IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL; MANIFESTAMOS NOSSA CONFIANÇA NO FUTURO; E A NOSSA CONVICÇÃO DE QUE A PAZ ENTRE OS POVOS; DEPENDE DO HOMEM SUPERAR A SI PRÓPRIO. ; POIS SÓ ASSIM HAVERÁ FRATERNIDADE UNIVERSAL.; DR. LINCOLN GRILLO; PREFEITO MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ; 10.09.1978”.
Existe também uma placa de granito na cor preta engastada numa pedra com a inscrição: “70º ANIVERSÁRIO IMIGRAÇÃO; JAPONESA NO BRASIL; STO. ANDRE 1908 – 1978”.
informações históricas: O presidente da comissão organizadora dos festejos em comemoração aos 70 anos de imigração japonesa no Brasil, Kazuo Nagai,entrou em contato com Diogo Nomura, vice-presidente da Associação de Políticos Nipo-brasileiros, solicitando o
encaminhamento de um ofício ao Primeiro Ministro japonês Takeo Fukuda, pedindo a este que escrevesse de próprio punho os ideogramas que compõem o dístico Takkon ( taku-pioneirismo; kon –força de spírito). O secretário do Ministério japonês Inamura levou o ofício ao Primeiro Ministro e Ikuzo Hirokawa, presidente da Câmara de Comércio Brasil-japão, trouxe o desenho do dístico.
A cerimônia de inauguração do monumento Takkon e do Jardim Japão contou com a presença do Prefeito de Santo André, de representantes da comitiva vindos do Japão especialmente para as comemorações da data no País, de personalidades da cidade , como o Vereador Norio Arimura e da colônia japonesa.
Todos os anos parte da comunidade festeja o ano-novo junto ao monumento.
autor da obra: ideograma desenhado por Takeo Fukuda.
homenagem: Aos 70 anos da Imigração Japonesa no Brasil.