As informações deste registro é histórico gerado em 18/07/2019 ás 14:02:50.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui

Monumento ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

sss O monumento está localizado no “Jardim Japonês Cidade de Takasaki,”, no interior do Parque do Pedroso. No local está também a homenagem aos 70 anos da imigração japonesa no Brasil e à cidade-irmã Takasaki.

Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

Endereço:

CEP:

Logradouro: Estrada do Pedroso

Número:

Complemento: Parque do Pedroso

Bairro:

Município: Santo André

Estado: SP

Descrição

Monumento ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
categoria: monólito e placa

localização: Parque do Pedroso, Estrada do Pedroso

descrição do entorno: O monumento está localizado no “Jardim Japonês Cidade de Takasaki,”, no interior do Parque do Pedroso. No local está também a homenagem aos 70 anos da imigração japonesa no Brasil e à cidade-irmã Takasaki.

data de inauguração: 24.04.2008 e 18.06.2008

descrição do bem: Duas placas de mármore na cor preta, engastadas em duas pedras contendo os dizeres: “100 ANOS DA IMIGRAÇÃO; JAPONESA NO BRASIL; STO ANDRE 1908 – 2008” e a outra: “QUE NOS GUIE SEMPRE A AMIZADE; ENTRE OS POVOS, FRUTO MAIOR; COLHIDO NESTA CELEBRAÇÃO AO; CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO; JAPONESA NO BRASIL, LEVANDO-; NOS POR CAMINHOS DE; HARMONIA, PROSPERIDADE,; COOPERAÇÃO E PAZ.; JOÃO AVAMILENO; PREFEITO MUNICIPAL DE SANTO; ANDRÉ; 24- 04 – 2008”.
Um monólito revestido com uma placa de mármore na cor preta sobre base em concreto, contendo um ideograma japonês, que traduzindo para o português significa: ”NOVOS CONHECIMENTOS/ A PARTIR DA ANTIGA SABEDORIA/ YASUO FUKUDA – 1º MINISTRO DO JAPÃO/SANTO ANDRÉ, 18 DE JUNHO DE 2008”.

informações históricas: Doação da colônia japonesa em comemoração aos 100 anos da imigração no Brasil, em cerimônia que contou com a presença do Prefeito de Santo André, João Avamileno, do Prefeito da cidade-irmã Takasaki, Yukio Matsura e de representantes da colônia japonesa.

autor da obra: não identificado

homenagem: Aos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

proteção legal: Esse monumento, junto com monumento comemorativo aos 70 anos da imigração japonesa, que estão dentro da área do chamado “Jardim Japonês” foram objeto de tombamento pelo Comdephaapasa.

Publicado por

COMDEPHAAPASA Conselho Patrimônio Cultural

O COMDEPHAAPASA é o conselho municipal que tem como competências identificar, pesquisar, proteger e valorizar o patrimônio cultural da cidade (bens de natureza material e imaterial).
Possui 12 membros, seis representantes do governo municipal e seis representantes da sociedade civil. Realiza reuniões ordinárias mensais no auditório do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.