As informações deste registro é histórico gerado em 18/07/2019 ás 13:34:25.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui

sss Busto em bronze apoiado em duas pilastras revestidas de mármore branco, que não é a base original, de frente para as Ruas Luiz Pinto Fláquer e Senador Fláquer. Atualmente faz parte do acervo do Museu de Santo André

Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

Endereço: Rua Senador Flaquer, 470, Museu de Santo André, Centro, 09010-160, Santo André, SP

CEP: 09010-160

Logradouro: Rua Senador Flaquer

Número: 470

Complemento: Museu de Santo André

Bairro: Centro

Município: Santo André

Estado: SP

Descrição

Monumento ao Senador Fláquer
categoria: busto

localização: Praça Embaixador Pedro de Toledo, Centro

descrição do entorno: A praça está no final da Rua Cel. Oliveira Lima (calçadão), na confluência com as ruas Luiz Pinto Fláquer e Senador Fláquer. Local de grande concentração de atividades comerciais e de prestação de serviços e passagem de pedestres. Próximo ao monumento está localizado o Poste da Paz.

data de inauguração: 01.05.1932, reinstalado em 1971 e em 2000

descrição do bem: Busto em bronze apoiado em duas pilastras revestidas de mármore branco, que não é a base original, de frente para as Ruas Luiz Pinto Fláquer e Senador Fláquer.
A placa, em ferro fundido, mostra a inscrição “SENADOR JOSÉ LUIZ FLAQUER; 1º-5–1854; 5–11-1924; HOMENAGEM DO POVO; DE SÃO BERNARDO; 1 - 5
-1932”.

informações históricas: Em 1923, uma comissão de moradores entrou com um pedido para homenagear o Senador Fláquer, pelos relevantes serviços prestados à cidade e lembrando o cinquentenário da “Convenção Republicana de Itú”. A proposta foi recusada pelo prefeito que considerou o projeto apresentado “sem valor técnico e artístico” e também porque aquela comissão não provava ser a “representante da comunidade”.
A homenagem só aconteceu anos mais tarde, no largo que mais tarde recebeu o nome de Praça Emb. Pedro de Toledo (Lei nº 148/1935), mas ficou conhecido como “Largo da Estátua”. A cerimônia de inauguração contou com a presença de várias personalidades da região e também com a apresentação da Banda Lira de Santo André.
Em 1971, o monumento foi transferido para a Rua Senador Fláquer, na frente do Banco do Brasil e, o relógio comemorativo aos quatrocentos anos de fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo tomou seu lugar.
Com a remodelação da Rua Cel. Oliveira Lima, em 1999/2000, o busto voltou para seu local original, mas com um novo suporte.
Foi o terceiro monumento construído na cidade.

autor da obra: Rigoletto Mattei era escultor. Fez parte de um grupo de artistas chamado por Ramos de Azevedo para ocupar o Centro de Artes, o Palácio das Indústrias, em São Paulo. Construído para “celebrar o progresso econômico do Estado de São Paulo, permitindo à população entrar em contato com as últimas conquistas da tecnologia e da produção”, e abrigou ateliês de diversos escultores.

homenagem: José Luiz Fláquer nasceu em 1854, em Itu (São Paulo) e faleceu em 1924. Veio para São Paulo em 1868 e em 1870 foi para o Rio de Janeiro estudar medicina, mas não concluiu o curso por motivos financeiros. No entanto, voltou cheio de ideais republicanos e abolicionistas, sendo o signatário mais jovem (19 anos) da “Convenção Republicana de Itú”, em 1873.
Formou-se na primeira turma da Escola Normal “Caetano de Campos” (1877) e começou a lecionar em Rio Grande (atual Rio Grande da Serra) onde conheceu Eliza Meneses de Camargo, com quem se casou.
Em 1880, foi eleito o primeiro Juiz de Paz de São Bernardo. Voltou à faculdade de medicina e conseguiu terminar o curso (1881), tornando-se o primeiro médico da cidade. Trabalhou na “Sao Paulo Railway” e teve atuação significativa nas epidemias de lepra, varíola e febre amarela.
Em 1891, foi eleito Deputado Estadual, sendo reeleito em 1898, 1902 e Vice- presidente em 1908 e 1909. Em 1910, foi Senador Estadual, sendo sempre reeleito até sua morte. Atuou também politicamente na cidade, sendo vereador em 1914 e Presidente da Câmara, em 1916.

Atualmente, faz parte do acervo do Museu de Santo André

Publicado por

COMDEPHAAPASA Conselho Patrimônio Cultural

O COMDEPHAAPASA é o conselho municipal que tem como competências identificar, pesquisar, proteger e valorizar o patrimônio cultural da cidade (bens de natureza material e imaterial).
Possui 12 membros, seis representantes do governo municipal e seis representantes da sociedade civil. Realiza reuniões ordinárias mensais no auditório do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.