As informações deste registro é histórico gerado em 18/07/2019 ás 12:57:57.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
sss Busto em bronze sobre base em concreto que não é a original, onde havia uma placa com a inscrição: “AO; PADRE; LUIZ CAPRA P.S.S.C.; 1º VIGÁRIO DA PARÓQUIA; DE; Stº ANDRÉ; E INICIADOR DA; IGREJA DO CARMO; 1912 – 8 – 4 – 1953.”
Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br
Telefone Público: (11) 4436-3631
Endereço:
CEP:
Logradouro: Praça do Carmo
Número:
Complemento:
Bairro: Centro
Município: Santo André
Estado: SP
Descrição
Monumento ao Padre Luiz Capracategoria: busto
localização: Praça do Carmo, Centro
descrição do entorno: Praça urbanizada, com bancos, concha acústica, posto da Guarda Municipal, Catedral do Carmo e busto do Padre Leonardo Nunes.
data de inauguração: 04.06.1953 e 1979/1980
descrição do bem: Busto em bronze sobre base em concreto que não é a original, onde havia uma placa com a inscrição: “AO; PADRE; LUIZ CAPRA P.S.S.C.; 1º VIGÁRIO DA PARÓQUIA; DE; Stº ANDRÉ; E INICIADOR DA; IGREJA DO CARMO; 1912 – 8 – 4 – 1953.”
informações históricas: O busto foi entregue ao público nas festividades de inauguração dos jardins da Catedral do Carmo. Estavam presentes na cerimônia de inauguração o Cônego Marcio Dias, o Bispo Dom Jorge Marcos de Oliveira e várias outras personalidades.
O monumento foi inaugurado junto com o do Padre Leonardo Nunes, que está do outro lado da igreja. O monumento tinha originalmente base em granito, mas com as obras de remodelação da Praça do Carmo, ocorrida em 1992, essa base foi substituída por uma em concreto.
autor da obra: Antonio Canever nasceu em 1914, em Analândia (São Paulo) e faleceu em 1999. Em 1916, sua família mudou-se para Santo André. Foi presidente da “Societá Italiana di Mutuo Soccorso”
Em 1931, recebeu seu primeiro certificado de habilitação em entalhação artística pelo “Instituto Profissional Masculino de São Paulo”. Participou de várias exposições na Região do ABC, com destaque para os salões de arte da SBASA - Sociedade de Belas Artes de Santo André, na década de 1950.
Projetou várias obras públicas e particulares para as cidades do ABC, São Paulo, Itu, São Lourenço, Petrópolis e outras.
Em Santo André, destacam-se os bustos de Antonio Fláquer, Comendador Emílio Sortino, dos Padres Luiz Capra e Primo Bernardi e de Ruy Barbosa; a estátua de John Kennedy, do molde do busto do Papa João XXIII e de várias outras obras instaladas no Cemitério da Saudade na Vila Assunção.
homenagem: Padre Luiz Capra nasceu em 1878, em Parma (Itália) e faleceu em 1920, em São Caetano. Entrou para a Congregação de São Carlos em 1904 e veio para o Brasil em 1905. Passou algum tempo na Capital e em Campinas, até que foi nomeado capelão no Alto da Serra, atual Paranapiacaba e Ribeirão Pires. Suas primeiras obras ali foram a construção do monumento ao “Cristo Redentor” e a paramentação das igrejas do Alto da Serra, de Ribeirão Pires e do Pilar, onde usou recursos próprios, de doações e até, fazendo dívidas em seu nome. Ficou lá até ser nomeado vigário para a recém criada Paróquia de Santo André, tomando posse em 03.03.1912. Aqui chegando, montou uma comissão de socorro para ajudar as famílias que estavam em dificuldades financeiras e às vítimas da epidemia da gripe. Formou outra comissão para intensificar as obras de construção da paróquia de Santo André, inaugurada em 25.03.1914. Três anos depois, deu início à construção da Catedral Nossa Senhora do Carmo, em área mais perto da Estação. Morreu celebrando missa em São Caetano.
proteção legal: não tem
propriedade: pública
estado de conservação: o monumento necessita de limpeza específica e de outra placa indicativa, pois a placa original não está mais ali.