As informações deste registro é histórico gerado em 17/07/2019 ás 13:51:35.
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
Este espaço é um rascunho , e pode ser acessado clicando aqui
sss Busto em bronze sobre base em granito, com placa em bronze com a inscrição “HOMENAGEM; AO; COMENDADOR; EMÍLIO SORTINO; PRESIDENTE DE HONRA; DO 1º DE MAIO F. C.”
Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br
Telefone Público: (11) 4436-3631
Endereço: Avenida Portugal, 79, Primeiro de Maio Futebol Clube, Centro, 09040-010, Santo André, SP
CEP: 09040-010
Logradouro: Avenida Portugal
Número: 79
Complemento: Primeiro de Maio Futebol Clube
Bairro: Centro
Município: Santo André
Estado: SP
Descrição
Monumento ao Comendador Emílio Sortinocategoria: busto
localização: Primeiro de Maio Futebol Clube, Avenida Portugal nº. 79, Centro
descrição do entorno: Jardim urbanizado, com fonte localizada atrás do monumento, voltado para a entrada da sede social.
data de inauguração: 18.08.1988
descrição do bem: Busto em bronze sobre base em granito, com placa em bronze com a inscrição “HOMENAGEM; AO; COMENDADOR; EMÍLIO SORTINO; PRESIDENTE DE HONRA; DO 1º DE MAIO F. C.”
informações históricas: sem informação
autor da obra: Antonio Canever nasceu em 1914, em Analândia (São Paulo) e faleceu em 1999. Em 1916, sua família mudou-se para Santo André. Foi presidente da “Societá Italiana di Mutuo Soccorso”
Em 1931, recebeu seu primeiro certificado de habilitação em entalhação artística pelo “Instituto Profissional Masculino de São Paulo”. Participou de várias exposições na Região do ABC, com destaque para os salões de arte da SBASA - Sociedade de Belas Artes de Santo André, na década de 1950.
Projetou várias obras públicas e particulares para as cidades do ABC, São Paulo, Itu, São Lourenço, Petrópolis e outras.
Em Santo André, destacam-se os bustos de Antonio Fláquer, dos Padres Leonardo Nunes, Luiz Capra e Primo Bernardi e de Ruy Barbosa; a estátua de John Kennedy , do molde do Papa João XXIII e de várias outras obras instaladas no Cemitério da Saudade na Vila Assunção.
homenagem: Emilio Sortino nasceu em Ribeirão Pires em 1906 e faleceu em 1984, em São Pedro (SP). Viveu em Ribeirão Pires num sitio que mais tarde, quando a área foi loteada, deu origem ao bairro “Vila Sortino”.
Trabalhava na “Serraria São José - Irmãos Sortino” da família e, em 1940, veio para Santo André, onde abriu a “Serraria Santo André”. Casou-se com Josefina Tolesano e tiveram 4 filhos. Em 1945, adquiriu, junto com seu irmão, a serraria da família Pezzolo, que funcionou até 1963.
Trabalhou também no ramo do transporte coletivo. Foi fundador da empresa jornalística “Correio Metropolitano S/A” e presidente da Companhia Central de Seguros; participou de vários mandatos da “ACISA” - Associação Comercial e Industrial de Santo André. Exerceu também a presidência do “Lions Club de Santo André” e da “APAE” - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santo André. Foi Comendador, por mérito, da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia, chegando ao posto de Grão-Colar, dirigente máximo da entidade para as Américas.
proteção legal: não tem
propriedade: particular
estado de conservação: bom