As informações deste registro é histórico gerado em 18/06/2019 ás 16:42:28.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
sss Caminhos da Cultura é uma das bibliotecas comunitárias da Rede de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André. Instalada no centro comercial do Núcleo Sacadura Cabral, em uma loja de consertos de equipamentos eletrônicos, é pequena no seu tamanho, mas é grande no seu significado.
Endereço: Av. Prestes Maia, 3500, Box 17, Sacadura Cabral, 09060-705, Santo André, SP
CEP: 09060-705
Logradouro: Av. Prestes Maia
Número: 3500
Complemento: Box 17
Bairro: Sacadura Cabral
Município: Santo André
Estado: SP
Descrição
Biblioteca Viva Caminhos da Cultura é uma das bibliotecas comunitárias da Rede de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André.Instalada no centro comercial do Núcleo Sacadura Cabral, em uma loja de consertos de equipamentos eletrônicos, é pequena no seu tamanho, mas é grande no seu significado, pois aponta novos tempos e caminhos de luta das comunidades vulneráveis da cidade pelo direito ao acesso à informação, ao livro, à literatura.
Antes os moradores lutavam pela urbanização da favela: fim das enchentes invadindo suas casas, direito à água tratada, ao esgoto, ao asfalto, por moradias mais decentes, pela coleta de lixo sistemática, por escola e creche, por posto de saúde.
Hoje, depois de muitas conquistas, a cultura também entrou na agenda de luta. Assim nasceu a pequena biblioteca viva “Caminhos da Cultura”. Pequena porque, neste momento, é o tamanho possível, mas rica em sentidos. “Viva” porque se distancia da ideia de um local de guardar livros: é local de encontro de seus moradores, pequenos, jovens, adultos, idosos. É “Viva” porque é expressão da luta travada pelos moradores ao longo da história desse território e das ações que hoje desenvolve.
Vale ressaltar que alguns moradores que lutaram muito pela urbanização da favela, hoje trabalham efetivamente para a formação desta pequena biblioteca, enriquecendo a Rede de Pequenas Bibliotecas da cidade. Dentre esses moradores, marcam presença Angelina, liderança histórica da comunidade, e Gian, a nova geração em luta.
Caminhos da Cultura porque nesta pequena biblioteca comunitária os moradores do Núcleo Sacadura Cabral encontram caminhos alternativos para acessar o que a cidade lhes oferece em relação aos seus equipamentos de cultura e de lazer.
Assim, neste mês de aniversário da cidade, uma pequena biblioteca viva que nasce da dinâmica de luta da comunidade alcança toda a cidade de Santo André.