As informações deste registro é histórico gerado em 15/01/2019 ás 07:06:07.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Regina Azevedo Miguel

Programa de Residência Artística em Paranapiacaba
Atelier Residência Cia. da Terra

Site: http://atelierciadaterra.blogspot.com.br/

Email: artepatrimonio@yahoo.com.br

Endereço: Av. Manoel Ferraz de Campos Salles, 566, Parte Baixa, Paranapiacaba, 09150-080, Santo André, SP

CEP: 09150-080

Logradouro: Av. Manoel Ferraz de Campos Salles

Número: 566

Complemento: Parte Baixa

Bairro: Paranapiacaba

Município: Santo André

Estado: SP

Descrição

O Atelier Cia. da Terra ocupa uma casa em madeira pinho-de-riga construída em meados de 1867 na Vila Velha de Paranapiacaba. Concebida como um escritório ‘provisório’ da inglesa SPR – São Paulo Railway Company, a casa possui dois espaços de 12m² cada, uma pequena saleta/cozinha, um banheiro e quintal externo.
Incrustada no coração da mata atlântica e pertencendo ao Patrimônio Histórico Tombado, a Vila de Paranapiacaba conta com a atração peculiar dos ateliês-residência desde 2002. Os artistas vivenciaram momentos criativos e importantes na busca da ação cultural empreendedora e autossustentável. O Programa de Residência Artística, lançado em 2013, é a efetivação de um projeto de desenvolvimento da criação artística e pesquisa estética, que propõe estimular variadas linguagens e as possibilidades de interação entre elas.
Marchetarias, mandalas com tintas de terra, brinquedos educativos em madeira, restauros, papel machê, oficinas, aventuras em artes visuais e encontros artísticos foram algumas das ideias desenvolvidas pelo Atelier Cia. da Terra e pelo Atelier Arte Pau-d’arco na sua trajetória em Paranapiacaba. Os artistas trazem a proposta de intercâmbio nacional e internacional, proporcionando a mobilidade de artistas e suas obras de arte, convidando-os a compartilhar conhecimentos e experiências. Atuarão conjuntamente nas mais variadas linguagens artísticas contemporâneas como artes visuais, artes plásticas, desenvolvimento de meios multimídias, oferecendo o espaço para criação, pesquisa, venda e divulgação dos trabalhos.