As informações deste registro é histórico gerado em 17/01/2017 ás 12:49:31.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
sss Bem tombado como Patrimônio Cultural Andreense pelo COMDEPHAAPASA - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André, inscrito no livro de tombo sob no. 10, processo no. 56616/1996-5. Data de Tombamento: 20/02/2003.
Site: http://www.santoandre.sp.gov.br
Email: viladeparanapiacaba@santoandre.sp.gov.br
Telefone Público: (11) 4439-1307
Endereço:
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
Município: Santo André
Estado: SP
Descrição
Paranapiacaba, em Tupi “de onde se vê o Mar”, é uma vila ferroviária fundada na década de 1860 e um marco da presença britânica no país.Construída pela empresa inglesa São Paulo Railway Company foi a primeira ferrovia do Estado de São Paulo que ligava o porto de Santos a Jundiaí, num trecho de 139 Km que vencia as adversidades do clima e relevo da Serra do Mar com obras de engenharia admiráveis.
Este conjunto arquitetônico e natural singular foi tombado pelos órgãos de preservação nos âmbitos Municipal (COMDEPHAAPASA, 2003), Estadual (CONDEPHAAT, 1987) e Federal (IPHAN, 2002).
Em 2002 a Prefeitura de Santo André comprou a parte baixa da vila ferroviária e iniciou um trabalho efetivo para o desenvolvimento local e preservação deste patrimônio.
Em 2014 a Vila de Paranapiacaba foi contemplada com recursos do PAC Cidades históricas que permitirão o restauro de cerca de 250 imóveis e foi oficialmente incluída na lista tentativa a candidata a Patrimônio da Humanidade (UNESCO).
Localização: Final da Rodovia SP-122, Paranapiacaba Propriedade: A parte baixa da Vila é da Prefeitura de Santo André e a estrada de ferro é de domínio federal, atualmente com concessão privada. A parte alta (morro) são propriedades particulares.