As informações deste registro é histórico gerado em 24/08/2023 ás 11:07:04.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Raul Garcia Simões

Produtor Cultural, Ator e músico multinstrumentista (foco em baixo). Baixista em pilula preta e Baixista em lorena ta com fome.

Endereço: Avenida Manoel Ferraz de Campos Salles - (Parte Baixa), 558 , Paranapiacaba, 09150-080, Santo André, SP

CEP: 09150-080

Logradouro: Avenida Manoel Ferraz de Campos Salles - (Parte Baixa)

Número: 558

Complemento:

Bairro: Paranapiacaba

Município: Santo André

Estado: SP

Descrição

Formação:
UFABC - Bacharelado em ciências e humanidades (2015-2021).
UFABC - Programa de pós-graduação em economia política mundial (2022 – atualmente)
Teatro Singular (2013- 2021)
Oficina de Teatro UFABC (2015)
Oficina de Teatro e Politicas Publicas CLAC (2017)
Oficina de Teatro CEU Marek (2019)
Curso de Produção Jovem Vamos que Venimos (2021)


Experiência artística:
Ator Teatro Singular – Por Enquanto Antonio (2014) ; Sintoma Social (2015- 2017) ;
Contra- Regra Teatro Singular – Inclusive Este (2017).
Produtor Cultural independente – Casa Loli (2017).
Produtor Teatro Singular – X de outra forma que não com os olhos. (2018).
Baixista e produtor do artista Niel Pimenta. (2019 – 2022).
Ator CEU-Marek (Santo André). Vidas pretas em transe – (2019)
Produção técnica Festival internacional de teatro adolescente Vamos Que Venimos - Brasil (2018, 2019 e 2021).
Produção e sonoplasta – Você não deveria ler sobre isso (2021)
Produção e organizador do sarau Buracão cultural (2022).
Baixista na banda Pilula Preta (2022-atualmente).
Baixista na banda Lorenatacomfome (2022-atualmente).
UFABC Jam (atualmente).


Comecei meu trabalho com a arte desde 2014 a partir do teatro. Como ator ainda adolescente rodei com as peças “Por enquanto Antônio” em festivais no interior de SP (Pindamonhangaba e Tatuí), já com a peça “Sintoma Social” rodamos até a argentina no festival Vamos que venimos, um festival internacional de teatro adolescente (Buenos Aires). As primeiras experiencias com o teatro e a convivência com festivais serviram de base e inspiração para adentrar na experiencia de produção e organização. A partir de 2017 começo a organizar shows e eventos na “Casa Loli”, uma casa cultural independente que promoveu artistas locais do ABC, além de trazer nomes famosos como Patife Band (Paulo Barnabé) e promover rodas e debates relacionados a demandas populares. Já em 2018 participei da organização e produção do primeiro Vamos que venimos brasileiro, realizado em Santo André. Desta experiencia se desenvolve tanto o projeto musical com o artista Niel Pimenta, como se dá continuidade à produção dos festivais em 2019 e 2021, tendo em vista que não houve festival em 2020. A partir das trocas e convivências nas produções, nos ambientes dos festivais e da promoção de eventos nasce o projeto Niel Pimenta. Um projeto musical voltado a experimentação de linguagens periféricas e de denuncia do racismo a partir das letras e da musicalidade. Sob minha produção o projeto passa por alguns lugares de SP e principalmente no ABC, em 2021 é lançado o primeiro Single de Niel Pimenta. Já em 2022 o projeto se une a banda Pílula Preta encabeçada por Robson Luis Pretodio, referência histórica do Hip-hop andreense. Com a fusão dos projetos, é feito uma série de shows: Aniversario da cidade de Santo André, Casa de Exu (Santo André), Sistema Bruto (Campinas-SP), Manacá roots bar (Mauá) e etc. Ao final do ano o projeto toca seu último show do ano no Acústico UFABC, onde é gravado em vídeo e em som. A soma dos projetos não para no Hip-hop. Em 2021 em meio a pandemia participo como diretor de sonoplastia da peça online: você não deveria ler sobre isso. Em 2022 com a junção de grupos com o Pílula Preta nasce o Coletivo Buracão Cultural, onde atuo como organizador, produtor e tesoureiro do coletivo que promove ações culturais no CEU Marek, dentre elas a mais importante o Sarau do buracão. A partir da organização desses saraus adentro na banda Lorenatacomfome, o projeto com fortes influencias do rock brasileiro mistura a linguagem do rock com outras linguagens como o forró, o jazz e o maracatu. Em seu primeiro ano a banda se apresenta em diferentes cidades da região metropolitana de São Paulo: FunHouse (Ribeirão Pires), Porão da Cerveja (São Paulo – Centro), Black Hole (São Paulo – Centro), BarKombiZL ( São Paulo – Zona Leste), Black Bird (Santo André), Sarau do Burcão (CEU Marek -Santo André). Em Agosto de 2023 foi lançado as primeiras músicas da banda. Além disso hoje atuo como artista no projeto UFABC Jam, que já está em sua 17 edição.
O trabalho de artista junto ao trabalho academico na UFABC, ajuda a integração entre a arte e a filosofia como campos sociais e da vida humana que andam necessariamente juntos.

Vídeos