Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
sss Localizado no Paço Municipal de Santo André, no Térreo do prédio da Biblioteca Nair Lacerda. Neste local se encontra instalado o conjunto geométrico em concreto do artista plástico, arquiteto e paisagista de renome internacional Roberto Burle Marx.
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª das 8h às 17h
Site: http://www2.santoandre.sp.gov.br/
Email: teatro@santoandre.sp.gov.br
Telefone Público: (11) 4433-0789
Endereço: Praça IV Centenário, s/nº , Centro, 09015-080, Santo André, SP
CEP: 09015-080
Logradouro: Praça IV Centenário
Número: s/nº
Complemento:
Bairro: Centro
Município: Santo André
Estado: SP
Descrição
O Paço Municipal de Santo André (ou Centro Cívico) é composto pelos prédios da Prefeitura, Câmara Municipal, Fórum e Biblioteca.O Saguão fica no andar térreo do prédio da biblioteca, onde encontra-se as entradas do Teatro Municipal Maestro Flávio Florence e do Auditório Heleny Guariba.
No Saguão se encontra instalado o conjunto geométrico em concreto (conhecido como Tríptico) do artista plástico, arquiteto e paisagista de renome internacional Roberto Burle Marx. Inaugurado entre 1970 e 1971, a obra é um conjunto de três painéis de concreto aparente, em alto e baixo relevo: o primeiro painel tem 11,70 m de comprimento; o segundo tem 7,74 m e o terceiro tem 10 m, todos medem 3,40 de altura. A obra apresenta formas geométricas, listras e formas sinuosas. O conjunto de murais foi encomendado pela Prefeitura de Santo André, junto com a tapeçaria do Salão Nobre e os jardins do Paço Municipal.
O Paço Municipal de Santo André teve sua construção iniciada em 1966, sendo a inauguração 3 anos mais tarde. O projeto teve origem em um concurso, tendo como ganhadores o arquiteto Rino Levi (sendo este seu ultimo projeto antes de falecer) e o paisagista Burle Marx.
Roberto Burle Marx (São Paulo 4-8-1909 - Rio de Janeiro 4-6-1994). Sua obra espalha-se por vários países. No Grande ABC, especialmente em Santo André, está presente em praças e corredores verdes. Destacava sempre espécies localizadas na Serra do Mar.
O Paço é o segundo monumento tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (Condephaat).