As informações deste registro é histórico gerado em 27/02/2023 ás 17:51:05.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Associação dos Ex-combatentes do Brasil Museu Militar dos Expedicionários do ABCDMRR
sss
A área abriga a associação dos ex-combatentes que desenvolve atividades sociais de apoio aos associados. O acervo do Museu se relaciona à história militar com destaque para a região, por meio de objetos e fotografias.
Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br
Telefone Público: (11) 4436-3631
Endereço: Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, 100 , Vila Guiomar, 09090-480, Santo André, SP
CEP: 09090-480
Logradouro: Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira
Número: 100
Complemento:
Bairro: Vila Guiomar
Município: Santo André
Estado: SP
Descrição
A Associação dos Ex-Combatentes do ABCDMMRR foi criada em 1963 e tinha por intuito auxiliar brasileiros que estiveram envolvidos com o conflito da 2ª Guerra Mundial. A participação brasileira contou com mais de 25 mil soldados, sendo que alguns saíram do ABC. Por meio de suas memórias foi possível saber que parte deles participou do conflito na Europa e outros participaram dos treinamentos no interior de São Paulo e no Nordeste, não sendo necessária a travessia do oceano para participar efetivamente do combate.O retorno ao país e a necessidade de apoio levou à criação em 1963 desta Associação que inicialmente esteve instalada em São Caetano do Sul e em 1977, com a concessão municipal do terreno situado à Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, passou a ter sua sede transferida para Santo André. Mais adiante, em novembro de 1992, para dar conta de sua trajetória a Associação criou o Museu Militar dos Expedicionários que passou a contar a trajetória não apenas dos soldados participantes deste conflito como apresentar armamentos, tanques, aviões e outros equipamentos militares.
O tombamento partiu de solicitação da sociedade civil, e foi aprovado pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André – em novembro de 1992. Esta incidiu sobre a edificação e não sobre os equipamentos e objetos componentes do acervo do Museu, boa parte deles doados após o momento de tombamento e homologação.