As informações deste registro é histórico gerado em 26/01/2023 ás 20:23:03.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Residência de Bernardino Queiroz dos Santos - Casa do Olhar Luiz Sacilotto

sss Bem tombado pelo COMDEPHAAPASA em 23/10/1992 e homologado em 11/11/1992 através do processo administrativo n.º 32.757/1992-0. Inscrição no Livro de Tombo n.º 02.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Rampa de acesso

Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

CEP: 09015-200

Logradouro: Rua Campos Sales

Número: 414

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Santo André

Estado: SP

Descrição

Construída no início dos anos 1920, este imóvel testemunha um movimento de transformação e ampliação do centro urbano de Santo André. Após a consolidação do núcleo central no entorno da Estação ferroviária, ao final do século XIX, moradores, atividades fabris, de comércio e serviços fixaram-se junto à Rua Coronel Oliveira Lima e ruas próximas nas primeiras décadas do século XX. Além desse eixo de ocupação, a construção da paróquia Nossa Senhora do Carmo delineou uma nova centralidade, constituída de residência de famílias de importância política, social e econômica ao seu redor, contexto no qual se inclui essa propriedade que pertenceu a Bernardino Queiroz dos Santos e sua segunda esposa Paschoalina Guazzelli. Bernardino era filho de Antonio Queiroz dos Santos e, assim como o pai, possuía vastas porções de terras, além de atuar no ramo de serraria, comércio e transporte de mercadorias.

À frente de sua residência havia o campo de futebol do Primeiro de Maio FC e na lateral direita do campo uma fonte de água ficou muito famosa, pois servia às pessoas para beber, lavar as mãos e os pés quando chegavam à área urbana de Santo André. Ativa durante décadas, sua presença sinalizava que o saneamento básico, apesar das primeiras iniciativas em 1910, ainda continuava precário.

A edificação localiza-se no meio do lote, cercada de jardins à frente e nas laterais, além de um porão alto que a coloca em uma posição de destaque frente a outras residências próximas. Possui soluções arquitetônicas e urbanísticas como recuos do alinhamento da rua, alpendres, jardins e escadarias, além de destaque de trabalhos em gesso, vitral e madeira nos salões internos da edificação. Além disso, os traços decorativos da fachada se associavam às linguagens arquitetônicas Eclética e Neocolonial luso-brasileira.

Com o falecimento dos primeiros proprietários, a residência foi herdada por Olga Guazzelli, sobrinha do casal que ali residiu até os anos 1950. Foi nesta década que a Prefeitura de Santo André arrendou a edificação para uso público, com intuito inicial de instalar um museu histórico e pedagógico, mas efetivamente instalando outros serviços como o Tribunal de Contas, a CASMU – órgão assistencial do município – e a Guarda Municipal. Apenas em 1992 concretizou a intenção de proporcionar atividades culturais naquele espaço, com a instalação da Casa do Olhar. Para garantir mais espaço e condições de acessibilidade, a edificação passou por adequações nos anos de 1998, 2006 e 2008. A partir de 2003 passou a se denominar Casa do Olhar Luiz Sacilotto em homenagem ao importante artista plástico andreense.

Em outubro de 1992 a edificação foi tombada pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André. Sua valorização como patrimônio cultural protegido se deve à permanência centenária na paisagem, refletindo um período de transformação urbana pelo qual a cidade passava naquele momento; por representar um modo de morar de determinadas parcelas da sociedade; por suas características arquitetônicas que a destacam do entorno; por sua relação longeva e afetiva com a comunidade, reforçada pelo uso atual, associado às artes visuais, que se desenvolve nesse local por quase 30 anos.