As informações deste registro é histórico gerado em 26/01/2023 ás 12:31:44.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

Residência de Bernardino Queiroz dos Santos - Casa do Olhar Luiz Sacilotto

sss Bem tombado pelo COMDEPHAAPASA em 23/10/1992 e homologado em 11/11/1992 através do processo administrativo n.º 32.757/1992-0.

Acessibilidade: Sim

Acessibilidade física: Rampa de acesso

Email: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

CEP: 09015-200

Logradouro: Rua Campos Sales

Número: 414

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Santo André

Estado: SP

Descrição

Esta edificação centenária, que teve como primeiro proprietário Antonio Queiroz dos Santos, testemunha os primórdios da urbanização de Santo André ao se estabelecer defronte à estação da estrada de ferro São Paulo Railway que ligava Santos a Jundiaí. A estação funcionava originalmente como uma parada de serviço para abastecimento das locomotivas com carvão e água, mas, diante da possibilidade de se transportar bens produzidos nas cercanias – madeira, tijolos, carvão – principalmente para São Paulo, a fixação de pessoas junto à estação se intensificou. Com isso, Antonio Queiroz dos Santos, que já era morador e comerciante na região, viu uma oportunidade em instalar um armazém por ali nos meados dos anos 1870.

Mais tarde, em 1914 foi construído este sobrado conforme se observa em um ornamento no alto da fachada lateral da edificação. Desde o início de suas atividades, manteve uso comercial no térreo, mas não com comércio de Antonio Queiroz dos Santos. Informações indicam a presença do Armazém de Alfredo Angelini e o Novo Mercadinho de Ludovico Cimieri nos primeiros tempos desta edificação. A área superior possivelmente tenha sido moradia da família Queiroz dos Santos, mas em 1922 com a morte do proprietário e a mudança de sua esposa Paulina Isabel de Queiroz para residência junto à Praça do Carmo, outras atividades ocuparam o andar superior, como os jornais Folha do Povo e O Município, a casa fotográfica Foto São Bernardo, de Georg Credé e Carlos Haukal. Este último foi o fotógrafo que viria a constituir a famosa Foto Carlos, instalada mais tarde na Vila Bastos.

O pavimento térreo está marcado na memória com a presença da Padaria Coração de Jesus, de Manoel Batista, entre 1936 a 1938. E, depois, o Nosso Bar quetambém é lembrado por muitos moradores devido àlongevidade de seu funcionamento neste mesmo pavimento. Em 1948, Sebastiana Martins Queiroz dos Santos, viúva do neto de Antonio Queiroz dos Santos, vendeu o imóvel ao proprietário que trabalhou no Nosso Bar e cuja família vem mantendo o bem até os dias atuais, com atividades comerciais e de serviços.

O edifício de dois pavimentos é um dos mais antigos de Santo André e seguiu os aspectos construtivos típicos do início do século XX, ou seja, grandes salas para atividade comercial no andar térreo e residência no andar superior. Destacaram-se, também, a decoração primorosa das fachadas e os gradis em ferro nas pequenas varandas, que permitiam, do andar superior, observar o movimento na ferrovia e das ruas do entorno.

A edificação foi tombada em agosto de 2011 como patrimônio cultural da cidade pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André. Sua valorização como patrimônio cultural protegido se deve a sua permanência no tempo, com grande visibilidade e destaque visual na paisagem; manutenção de atividade predominantemente comercial por mais de um século, conformando um espaço de sociabilidade significativo na área mais antiga de Santo André; caracterização de arquitetura eclética em diálogo com a paisagem em que se encontra inserida; ligação com a memória coletiva e afetiva dos moradores andreenses; referência à memória de Antonio Queiroz dos Santos, personagem associado à instalação do núcleo urbano primordial de Santo André e de significativa relevância na economia e política local do começo do século XX.