As informações deste registro é histórico gerado em 21/10/2022 ás 02:22:55.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Reinaldo Botelho

Curador, editor e pesquisador em estética e história da arte | PGEHA-USP
Dirige in.vertice | inteligência em artes visuais
Diretor artístico e curador do Instituto Urbe |www.urbe.org.br
Coordena o programa de artes visuais da Secretaria de Cultura de Santo André, curador da Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Autor: O visível e o invisível na arquitetura Brasileira e Col. Moda Brasileira | CosacNaify

Site: http://www.invertice.art.br/

Email: invertice@invertice.art.br

Telefone Público: (11) 94516-1502

Endereço: Rua Arciprestes Ezequias, 709 J, Casa, Ipiranga, 04271-060, São Paulo, SP

CEP: 04271-060

Logradouro: Rua Arciprestes Ezequias

Número: 709 J

Complemento: Casa

Bairro: Ipiranga

Município: São Paulo

Estado: SP

Descrição

Sou curador, editor e pesquisador na área de estética e história da arte pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, PGEHA-USP.
Minhas linhas de pesquisa articulam arte, espaço e esfera pública num campo ampliado do pensamento contemporâneo.
Meus estudos estão associados ao pensamento sobre o artístico e o processo criativo, a investigação dos fundamentos da história e historiografia da arte e seus desdobramentos nas diversas áreas do conhecimento, suas interações com a produção cultural e interpelações com o contexto social, incluindo a circulação da arte na sociedade e suas inter-relações internas e externas do produtor, distribuidor e receptor.

Os últimos anos tenho investigado novas práticas artísticas e curatoriais, buscando estender em minhas pesquisas o campo de experiência metodológica que adoto para outros campos de experimentação. Como estudar as questões relacionadas a novos modelos, novas métricas e valores, conceitos de transversalidade, a equidade de gêneros, de raça e povos, de classe com os processos artísticos?
Como realizar, cruzar produções, propostas e formulações em formatos diferentes sobre temas mais ou menos parecidos, abrindo a pesquisa para os demais, os que vieram de fora do grupo de pesquisa e estudo? O propósito é estimular processos cocriados, para que haja interlocução entre várias pesquisas, pensando em criar uma rede de interlocuções permanente.

Criei e dirijo a in.vertice, empresa de inteligência sociocriativa que trabalha com consultoria, curadoria e projetos multidimensionais, articulando difusão de conhecimento para o desenvolvimento humano.
Concebo e organizo mostras, seminários e programas públicos para diversas instituições, como: Bauhaus100+Brasil, mostra que acontecerá em 2019. A Reinvenção do Espaço, Risco & Ruído, Urbe_Mostra de Arte Pública, Light Art Festival, MOVE – Performance Art Festival e a exposição Em Parte Alguma.
Coordenei o Centenário Lina Bo Bardi, realizado pelo Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 2014_15.

Como curador do Instituto Urbe de Arte Pública – meu objetivo é investigar o tripé conceitual: Arte, Espaço e Esfera Pública. Essa pesquisa examina o espaço público por meio de práticas artísticas e com intervenções temporárias no território, o foco são os aspectos históricos da cidade, propondo dar visibilidade às sensibilidades que neles afloram. O pressuposto é de que a Mostra deve funcionar como referência para caminhadas e passeios, derivas e deambulações revelando aos errantes processos subjetivos, identidade, registro de memória material e imaterial, inventário do imaginário, trazendo a luz temas como: democracia socioespacial, direito a cidade, territórios culturais, a cidade como cenário e a relação sujeito-obra-trajetos como gatilhos reflexivos acerca da antropologia e da etnografia urbana.

Assim, contextos artísticas redefinem contextos urbanos, ampliando ações que acabam por tecer outros nexos. A questão reside, pois, em como traçar uma linha de fuga que promova um processo de desterritorialização após a decodificação promovida pelos agenciamentos.

Em 2017, a partir de uma pesquisa sobre a história da arquitetura moderna brasileira, organizei o livro O Visível e o Invisível na Arquitetura Brasileira, publicado pela editora DBA.

Ainda como autor, entre os anos de 2007 e 2008 organizei a Coleção Moda Brasileira I e II, composta por dez títulos que articulam o estudo do processo criativo, a história e o comportamento sociocultural na moda a partir dos anos 1950, a série foi publicada pela editora CosacNaify e recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.
Na mesma editora trabalhei como coordenador editorial entre 2000 e 2007, ocasião onde tive a oportunidade de participar elaboração, pesquisa e criação de cerca de 40 títulos, incluindo monografias, biografias e publicações de referência sobre arte moderna e contemporânea.

Coordenei o Centenário Lina Bo Bardi, realizado pelo Instituto Lina Bo e P.M. Bardi em 2015, projeto que resultou em exposições, seminários, documentos audiovisuais e ação educativa.

Destaco também a breve, porém potente experiência que tive como gestor público atuando como assessor na Secretaria do Audiovisual – Sav no Ministério da Cultura – MinC, em 2010.

Em 2005 colaborei com desenho e desenvolvimento da SP-Arte, onde também fiz a curadoria da Mostra de Videoarte e do Ciclo de Conversas: Crítica de Arte.


CURSOS E SEMINÁRIOS

2018_ I Jornada de Filosofia, Arte e Estética da Unicamp – Instituto De Filosofia e Ciências Humanas – IFCH_UNICAMP.
2018_ Curating Zeitgeist-1968 Goethe-Institut - São Paulo.
2018_ Henri Lefebvre e a utopia do Direito à Cidade – Instituto de Estudos Avançados – IEA-USP.
2017_ Seminário Hélio Oiticica – Instituto de Estudos Avançados_ IEA-USP + ECA-USP + EACH-USP.
2017_ Curso Patrimônio Cultural Imaterial, Interfaces e Novas Mídias – Centro de Preservação Cultural_USP .
2017_ Seminário Domesticidade, Gênero e Memória – SESC_SP.
2017_ Seminário Internacional de Arte Contemporânea – Urgências na Arte – PAÇO DAS ARTES_USP.
2017_ 2º Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política – FFLCH_USP.
2017_ III Seminário de Estética e Crítica de Arte – FFLCH_USP.
2017_ Colóquio Internacional Antonio Gramsci - Instituto De Filosofia e Ciências Humanas – IFCH_UNICAMP.
2017_ III Colóquio Cidades: experimentações e criatividade política – CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA _USP.
2017_ III Seminário de Estética e Crítica de Arte - As artes entre urgência e inoperância – FFLCH_USP.
2017_ Fórum Direito à Cidade – Desafios para uma Agenda Metropolitana - Fórum Pensamento Estratégico UNICAMP
2017_ Curso Intervenções na cidade e na paisagem – CASA SELECT.
2016_ Conferência: Táticas urbanas e apropriação do espaço público - Escola Britânica de Artes Criativas – EBAC
2015_ Seminário: Variações do Corpo Selvagem em torno da obra de Eduardo Viveiros de Castro – SESC.
2015_ Seminário Internacional: Outras histórias na Arte Contemporânea – PAÇO DAS ARTES_USP.
2015_ Seminário Internacional: Tempo Livre na Cidade – ESCOLA DA CIDADE.
2015_ Seminário Internacional: Cidades Rebeldes – SESC E EDITORA BOI TEMPO.
2014_ Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: Conceitos, políticas públicas, estratégias - MUSEU PAULISTA DA USP.
2014_ Seminário Internacional: Arte em Deslocamento, Trânsitos Geopoéticos – PAÇO DAS ARTES_USP.
2013_ 4ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto – CONFOA 2013 – USP
2013_ Ciclo de Palestras – ZL Vórtice – Intervenções Urbanas – CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTONIA _USP.
2012_ 3ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto – CONFOA 2012 – USP
2011_ Seminário sobre curadoria, com Paulo Herkenhoff e Lisette Lagnado – FACULDADE SANTA MARCELINA.
2011_ Curso Expografia e Comunicação - Museu de Arqueologia e Etnologia – MAE-USP

PRÊMIOS_

Recebeu o prêmio Jabuti de melhor projeto + produção editorial pelos livros Alexandre Herchcovitch e Farnese de Andrade, 2003.

MAIS INFORMAÇÕES_
in.vertice.art.br
urbe.org.br

Vídeos