O Pequeno Circo das Atrapalhadas

Trancadas em um circo fantasma, as palhaças Celinha, Clowndette e Mussarela relembram a relação trágica com o Patrão, um tirano que sempre muda de humor quando toma umas biritas. Com músicas originais, dramaturgia própria inspirada em Bertolt Brecht e nos quiprocós do circo-teatro, elas reinventam a realidade e criam um espetáculo de variedades com números circenses apoteóticos.

Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

20/07/2024 às 20:00 (90 minutos)

Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 , Centro, 09010-160, Santo André, SP

O projeto O Pequeno Circo das Atrapalhadas é uma reverência a artistas que vieram antes de nós e é uma irreverência ao poder dominante que perpetua diversos tipos de violências. Nossas inspirações são as personalidades fundantes de nossa(s) comicidade(s) brasileira, que extrapolam barreiras de linguagem, passando pelo circo de variedades, circo-teatro, televisão. Esses mestras e mestres se relacionam de forma contundente com o público e possuem um repertório que frutifica até os dias atuais e tem potencial para abordar diversos temas, incluindo temas sérios como o autoritarismo, o machismo e a potência da luta das mulheres.

A pesquisa se inicia na dramaturgia do circo-teatro, criando nosso próprio repertório, presente e vivo na corporeidade de artistas e no imaginário brasileiro. Desde crianças, crescemos sob a influência de programas de humor que compuseram nosso ser, como Viva o Gordo, Chico Anyzio Show, Trapalhões, A Praça é Nossa e até os mais recentes como Zorra Total e Tá no Ar. Em nossas trajetórias artísticas, tivemos contato com o circo de diversas formas até decidirmos por seguir a profissão de palhaças. Nesse processo, retomamos lembranças e referências e, assim, acreditamos na coerência da pesquisa.

Nossas inspirações partem de figuras cômicas femininas como Derci Gonçalves, Violeta Ferraz (atriz cômica do teatro e do cinema), Zezé Macedo, Eva Todor, Nair Bello, Lolita Rodrigues, Hebe Camargo, Alda Garrido, Maria Eliza Alves (palhaço Xamego).

Elenco: Amanda Massaro, Marcela Sampaio e Maria Silvia do Nascimento
Atriz convidada: Cida Almeida
Direção: Fernando Neves
Números circenses: Adriana Techera, Camila Costa, Danila Meloni
e Jaqueline Macedo
Dramaturgia e letras de música: Amanda Massaro, Marcela Sampaio, Maria Silvia do Nascimento.
Composição, arranjos e execução de música original: Camila Borges e Monique Salustiano.
Edição de Áudio (música "Casamento"): Rodrigo Régis
Cenografia: Zé Valdir Albuquerque
Adereço (elefanta): Mauro Martorelli
Figurino: Karine Lopes

Gerência de Teatros e Auditório

A GTA (Gerência de Teatros e Auditório) faz parte do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer no município de Santo André.