Circuito Quebrada Viva

Hip Hop

Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

01/06/2024 às 13:00 (300 minutos)

Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 , Centro, 09010-160, Santo André, SP

Circuito Quebrada Viva é um evento que celebra a cultura das periferias através do Hip-Hop. Dentro do evento acontece a manifestação cultural dos 4 elementos da cultura Hip-Hop: DJ, Grafite, MC (Mestre de cerimônia) e as tradicionais batalhas de breaking com B.boys e B.girls de diversas regiões do Brasil. Essas intervenções através do Hip-Hop vem como uma trama que se estrutura para significar, informar, comunicar, gerar conhecimento, sensibilizar e acessar outros tipos de percepção através do fazer artístico, sendo como uma grande ferramenta para chegar naqueles que não tem nenhum acesso ou conhecimento. Um processo de sensibilização que mostra novas perspectivas de vida, trazendo a possibilidade de sonhar e acreditar num futuro melhor.

Detalhamento das atividades a serem desenvolvidas no evento.:

Biblioteca Hip-Hop: Oferta de livros e outros materiais didáticos voltados à cultura hip-hop, disponibilizados em ambiente organizado e confortável, possibilitando a interação das crianças com pais e os monitores da biblioteca nas atividades que ali serão executadas, como por exemplo: sessão gratuita de livros para leitura e contação de histórias. Tais ações visam instigar o hábito pela leitura, sobretudo ao conteúdo da história do Hip-hop. Dentre os livros compõem a biblioteca temos: “O grito do hip-hop”, “A quebrada em quadrinhos”, “Nelson Triunfo, do sertão ao Hip-hop”, “Mulher de Palavra: Um retrato de mulheres no Rap de São Paulo”, ”A pedagogia hip-hop: Consciência, resistência e saberes em luta”, “Batidas, rimas e vida escolas” e “Genealogia hip-hop”.
Duração: Durante todo evento.

Workshop: Vivência prática que tem como objetivo proporcionar um primeiro contato das pessoas com a dança Breaking, um dos elementos da cultura Hip-hop. Será um estímulo e oportunidade para sentir como é se movimentar e se expressar através de passos e coreografias, uma experiência coletiva em consonância com o espaço e seus elementos. A metodologia a ser empregada permitirá a participação de todas as faixas etárias, respeitando as particularidades do público e dando espaço para fluir o primeiro contato com uma dança urbana. Duração: 1h30

Batalha Breaking: A batalha de breaking é a tradicional disputa de dança, onde cada dançarino defende seu estilo, interagindo e improvisando em cima da música que o DJ está tocando. Além de uma atração espetacular nos eventos de hip-hop, é uma forma de estimular a criatividade, a técnica, profissionalismo e intercâmbio de jovens dançarinos que celebram a cultura nas diversas periferias do Brasil. As batalhas de breaking acontecem no formato de eliminação, até os jurados definirem o campeão da batalha. As batalhas de Breaking vem ganhando o público em geral, em 2024 estará compondo os jogos olímpicos de Paris. Duração: 2h30

Apresentações Artísticas: Com o objetivo de levar uma programação de qualidade, o evento contará com apresentação de artistas convidados Duração: 60 minutos

Painel Grafite: O Grafite é um dos elementos da cultura Hip-Hop caracterizado pela produção de desenhos criativos em paredes, edifícios, ruas, edifícios, etc. É uma maneira de intervenção artística direta na cidade, democratizando espaços públicos. Duração: 4 horas

Roda de Conversa: roda de conversa com com participações especiais sobre a inserção do breaking nas olimpíadas - o breaking irá estrear nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 como uma modalidade de competição.
Por meio do projeto, o Coletivo Noroest promove um circuito de formação e difusão cultural que contribui com o desenvolvimento social das comunidades por onde as ações irão passar, instigando as pessoas para uma nova perspectiva de vida tendo a ideologia Hip-Hop como base para a produção de conhecimento e compartilhamentos práticos e teóricos.

Sobre o Coletivo Noroest

O Coletivo Noroest desenvolve ações artísticas através do Hip-Hop desde 2015, quando surgiu como Crew de Breaking Noroest Gang, sendo atualmente composto por integrantes residentes no bairro periférico de Perus, região que concentra um dos piores índices socioeconômicos da capital.
Em 2015, surge a ideia do evento ‘’Quebrada Viva Battle’’ e em 2016 e 2019, o coletivo é contemplado pelo programa VAI modalidade 1, levando ações como eventos em formato de Jams, em praças e pontos de cultura, desenvolvendo workshops, exposição de graffiti, bate-papo e batalhas de breaking. Em 2020, é contemplado no edital PROAC nº 34/2020 – Manutenção de Corpos Artísticos estáveis em favelas e comunidades com o projeto “Coletivo Noroest – Quebrada Viva”. Em 2021, é contemplado com o projeto “Raízes do Hip Hop – Território Noroeste” no edital PROAC º 33/2021 – Ações Locais / Favelas e Periferias / Produção, Difusão, Capacitação e Eventos (presencial e/ ou online). E em 2023, executa o projeto ‘Autonomia Periférica’ contemplado na 19ª edição do Programa VAI – Modalidade 2.

Gerência de Teatros e Auditório

A GTA (Gerência de Teatros e Auditório) faz parte do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer no município de Santo André.