Cineclube - ELCV - Maio

Brasil, 93’, 1969
Classificação: 1

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo

De 10/05/2024 a 24/05/2024 às 18:00 (240 minutos)( sexta )

Endereço: Avenida Industrial, 1740 , Bairro Campestre, 09220-610, Santo André, SP

Cineclube – ELCV
Maio – 2024
Todas as sessões serão seguidas de bate papo

Local : ELCV – Escola Livre de Cinema e Vídeo
Avenida Industrial , 1740 – Bairro Campestre – Santo André

19h
Sessão : Cineclube Helena Ignez

“A mulher de todos”
Direção: Rogério Sganzerla

Com a presença da cineasta Helena Ignez

Brasil, 93’, 1969
Classificação: 16 anos
Sinopse: Um fim-de-semana nas praias da Ilha dos Prazeres, para onde viajam Plirtz e sua esposa Ângela Carne e Osso, a mulher dos homens boçais, como ela mesma se define. Ela é casada com um milionário, arrogante, proprietário de inúmeras empresas, dentre elas uma que edita histórias em quadrinhos. (https://www.adorocinema.com)

18h
Parceria entre a ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através dos Pontos MIS.

Oficina AÇÃO CINECLUBISTA COM EXIBIÇÃO E DEBATE
Duração: 4 horas
Faixa etária: A partir de 14 anos.
Inscrição através do site: www.elcv.art.br

Sinopse: A ação cineclubista é um encontro presencial com o público – onde serão exibidos curtas e depois será desenvolvido um debate – abordando referenciais da construção fílmica ou temas sociais para determinados públicos. Serão apresentados os conceitos de como é um cineclube, como montar um, e como funciona – além de uma experiência sobre o debater um filme nesse encontro.

18h

Filme: Bizarros Peixes das Fossas Abissais (2024) - (Sessão Vitrine Petrobrás)
Direção: Marcelo Fabri Marão
Brasil, 75’, 2024
Classificação: 10 anos

Sinopse:
Bizarros Peixes das Fossas Abissais é um longa-metragem brasileiro de animação dirigido por Marão e com elenco de voz composto por nomes como Natália Lage e Guilherme Briggs. O filme acompanha uma heroína cujo superpoder consiste em metamorfosear seus glúteos em um feroz e imenso gorila. Contando com a ajuda de uma tartaruga com transtorno obsessivo-compulsivo e uma nuvem com incontinência pluviométrica, a protagonista deve juntar cacos de um vaso para formar um mapa em uma jornada até as profundezas do oceano. (https://www.adorocinema.com).

19h30

O gabinete do Dr. Caligari
Data de lançamento desconhecida | 1h 17min | Drama, Fantasia, Suspense
Direção: Robert Wiene
Alemanha, 77’, 1920
Sinopse:
Francis (Friedrich Feher) e o amigo Alan (Hans Heinrich von Twardowski) visitam o gabinete do Doutor Caligari (Werner Krauss), onde conhecem Cesare (Conrad Veidt), um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.
(https://www.adorocinema.com).

Ana Cristina Silva

Agente Cultural da Prefeitura de Santo André e atualmente Encarregada da Escola Livre de Cinema e Vídeo. Formação: Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, pós-graduada em Roteiro para Áudio e Audiovisual pela PUC/SP , realizei o curso de Gestão Cultural pela CPF - Centro de Pesquisa e Formação do SESC/SP.