Cortejo CUMBIA CALAVERA

Carnaval no Carlos Gomes


Linguagens

Música Popular

Descrição curta

Grupo latinoamericano que propõe uma releitura instrumental de cumbias clássicas e que apresenta também composições próprias, difundindo melodias e elementos rítmicos da cumbia chicha, da cumbia colombiana e da música folclórica andina. Formada por integrantes vindos de diversos países - Argentina, Brasil,Chile, Cuba, Togo e Uruguay - o grupo se apresenta de forma performática

Classificação Etária: Livre

Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

ver mapaocultar mapa

Dia 10 de fevereiro de 2024 às 14:30

Preço: Grátis

Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 , Centro, 09010-160, Santo André, SP

Descrição

Grupo latinoamericano que propõe uma releitura instrumental de cumbias clássicas e que apresenta também composições próprias, difundindo melodias e elementos rítmicos da cumbia chicha, da cumbia colombiana e da música folclórica andina. Formada por integrantes vindos de diversos países - Argentina, Brasil,Chile, Cuba, Togo e Uruguay - o grupo se apresenta de forma performática, baseada na iconografia da Fiesta de los Muertos do México.
Devido a seu repertório cativante e a sua formação de fanfarra, o grupo promove um divertido show atrativo para todas as idades. A Cumbia Calavera celebra a vida e reconhece a morte, derrubando fronteiras e aproximando culturas através da arte.

A Cumbia Calavera é uma fanfarra latina nascida da diversidade cultural de São Paulo. O Bloco, fundado em 2017 faz uma releitura instrumental da cumbia em composições clássicas e autorais, difundindo melodias e elementos rítmicos da cumbia chicha, Colombiana, música folclórica andina e música popular Brasileira.
A estética do grupo nasceu inspirada por uma cena do filme Poesia Sem Fim do chileno Alejandro Jodorowsky, onde várias pessoas vestidas de caveiras invadem as ruas tocando e dançando. A partir disso e com a vontade de trazer o ritmo de cumbia, que atravessa toda a América Latina hispano-falante, para o carnaval de rua paulista aconteceu a primeira saída da fanfarra em março de 2017. Baseados na iconografia da Fiesta de los Muertos do México, vestiram flores e maquiagem calaveristicos e desfilaram pelas ruas, praças e vielas do bairro Vila Anglo. A primeira saída foi um sucesso e a partir desse momento o grupo continuou se reunindo com o intuito de seguir desenvolvendo a sua pesquisa musical e performática.
Com formação de fanfarra, instrumentos de sopro e percussão carregados pelas pessoas, a Cumbia Calavera se apresenta nos mais diversos locais, de maneira acústica ou amplificada, permitindo assim uma grande variedade de formatos de espetáculos tanto fixos em palco, como itinerantes em forma de cortejo.
A Cumbia Calavera agrega integrantes de diversos países – Argentina, Brasil, Chile, Cuba, França, Uruguay e Togo, e é um bloco com grande presença feminina.
O grupo se organiza de maneira coletiva. Divididos em Grupos de Trabalho (Musical, Artístico, Produção, Comunicação) as calaveras discutem, decidem e realizam as tarefas necessárias para a evolução e aprimoramento da fanfarra.
Com ensaios semanais o grupo foi tomando diferentes dimensões. Nestes 6 anos a fanfarra recebeu convites para se apresentar nos mais diversos lugares como casas de cultura, festivais, casas de show, Sescs, ruas, espaços culturais independentes, escolas, casas de acolhida, Caps, dentre outros.

Publicado por

Gerência de Teatros e Auditório

A GTA (Gerência de Teatros e Auditório) faz parte do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer no município de Santo André.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem