Apresentação musical CAIPIRA

Música Popular

CEU Ana Maria

03/11/2023 às 18:00 (60 minutos)

Endereço: Praça Vereador Venâncio Neto, s/n, sem complemento, Jardim Ana Maria, 09260-570, Santo André, SP

O projeto CAIPIRA nasceu de uma parceria das vozes de Suzana Salles e Lenine Santos durante a longa turnê da ópera “22: Antes e Depois”, de Arrigo Barnabé, Tim Rescala e Guto Lacaz, a partir do SESC-Ipiranga, pelo interior de São Paulo, em 2002. Nos intervalos das apresentações, os dois cantores constataram que tinham um vasto repertório em comum, apesar da distância de rumos que tinham tomado em suas respectivas carreiras. Suzana, ligada à chamada vanguarda paulista, cantora popular; e Lenine, de formação erudita, tenor lírico. O que os uniu foi a cultura caipira, que ouviam e cantavam em casa na infância. A impressão que dava a eles é que a dupla já existia, e só faltava se encontrar...
Depois de muitas cantorias, conversas e pesquisas de repertório, resolveram convidar o violeiro, compositor e arranjador Ivan Vilela para acompanhá-los nessa aventura caipira; escolheram Ivan não só por sua singular e personalíssima concepção musical dentro do universo caipira brasileiro, como também por conhecê-lo pessoalmente de trabalhos anteriores.
O violeiro nascido em Itajubá imediatamente entendeu e abraçou a proposta, criando arranjos contemporâneos e ao mesmo tempo profundamente ligados à tradição sonora brasileira, o que confere roupagens novas e surpreendentes a todas as canções.
O CD Caipira foi produzido por André Magalhães e lançado em 2004 pelo selo Zabumba, no Itaú Cultural. Posteriormente, em 2006, o Itaú Cultural lançou o DVD Caipira, dentro de sua coleção Toca Brasil, distribuída pelo selo Eldorado.
Os artistas resolveram dar continuidade ao trabalho de pesquisa, tanto na busca de repertório como nos arranjos vocais e instrumentais de cada canção. A idéia era reiterar a apresentação dos clássicos caipiras despidos de “modernidades” timbrísticas, ressaltando as qualidades de letras e melodias, sem abrir mão da linguagem contemporânea à qual cada artista é filiado.
Desta vez o maior desafio foi encontrar repertório à altura do primeiro trabalho, o que conseguiram depois de vasculhar antigas gravações de duplas de referência como Cascatinha e Inhana, Liu e Léu e Tião Carreiro e Pardinho. Também buscaram em seus tradicionais repertórios de família canções até hoje não gravadas, bem como algumas praticamente inéditas da cidade de São Luiz do Paraitinga, interior paulista. Gravaram, então, o segundo trabalho, Mais Caipira. Com produção de André Magalhães, com quem já haviam trabalhado no primeiro CD, o segundo cumpriu a promessa de seguir pela mesma linha de valorização e contemporaneidade da canção caipira brasileira.

Atualmente o violeiro Ivan se encontra fora do Brasil, e portanto convidaram Webster Santos para todas as apresentações de 2023.

Gerência de Teatros e Auditório

A GTA (Gerência de Teatros e Auditório) faz parte do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer no município de Santo André.